visitar e usufruir

Visitar e Usufruir

Comunhão com a natureza

Comunidade e natureza são os dois pilares estruturantes das Aldeias do Xisto. A natureza está sempre presente, dela tudo emana. Ao longo dos tempos, a relação das pessoas com a terra moldou uma paisagem cultural que faz das Aldeias do Xisto um destino único. Esta é uma região com características biogeofísicas bem marcadas, essencialmente ligadas ao xisto, à floresta e à água. É uma área montanhosa, onde as serras de média altitude se sucedem umas às outras. No território das Aldeias do Xisto existem importantes espaços naturais e ocorrem inúmeras espécies que o tornam num dos mais importantes ao nível da conservação da natureza em Portugal. Visitar as Aldeias do Xisto envolve sempre uma experiência de profunda comunhão com a natureza.

As pessoas, guardiãs da identidade

Em primeiro lugar estão as pessoas, os que sempre cá viveram e persistiram, mas também os que se apaixonaram pelas aldeias e aqui passaram a viver, e ainda os que as visitam. A preservação do património, a reconstrução das casas e a criação de infraestruturas e serviços foram pensadas para proporcionar melhores condições de vida e bem-estar aos habitantes de sempre e, em simultâneo, para bem acolher os visitantes, permitindo-lhes descobrir e sentir cada aldeia e a sua envolvente. Nas Aldeias do Xisto, o usufruto do turismo de natureza é indissociável da forma de estar dos habitantes, das instituições e dos agentes turísticos que aqui operam. Este é um projeto de afetos, de pessoas. As mesmas que atravessam a aldeia inteira para avisar que já há água na levada, que trocam géneros e dão o que têm a mais, que oferecem ajuda aos vizinhos para apanhar a azeitona, que provam juntas o vinho e o azeite novos e que estão sempre de braços abertos para partilhar tudo isto com quem as visita.

Desporto para todos

A cultura de “desporto para todos” e a qualidade das infraestruturas, dos equipamentos e da informação disponíveis nas Aldeias do Xisto permitem a prática de várias modalidades, tanto por amadores, atletas profissionais e pessoas com necessidades especiais. Do BTT ao trailrunning, passando pela canoagem e escalada, seja para um relaxante passeio pedestre, ou para testar os seus limites físicos e técnicos, haverá sempre um trilho adequado e serviços de apoio especializados para si. Toda a oferta de turismo ativo das Aldeias do Xisto está disponível na plataforma My Xisto Trails, onde pode, de forma fácil e intuitiva, planear toda a sua viagem.

As Aldeias do Xisto são uma área montanhosa, onde as serras de média altitude se sucedem umas às outras.

Do BTT ao trailrunning, passando pela canoagem e escalada, seja para um relaxante passeio pedestre, ou para testar os seus limites físicos e técnicos, haverá sempre um trilho adequado e serviços de apoio especializados para si.

Nas Aldeias do Xisto, o usufruto do turismo de natureza é indissociável da forma de estar dos habitantes, das instituições e dos agentes turísticos que aqui operam.

Toda a oferta de turismo ativo das Aldeias do Xisto está disponível na plataforma My Xisto Trails, onde pode, de forma fácil e intuitiva, planear toda a sua viagem.

Bookinxisto – um X no coração

O Bookinxisto é a forma mais fácil de planear a sua visita às Aldeias do Xisto e explorar a diversidade que este território tem para oferecer. A plataforma de reservas online, exclusiva da marca, reúne alojamentos, restaurantes, experiências, programas e vouchers. É fácil marcar um X no mapa e depois reservar, rápida e comodamente, a sua viagem. O Bookinxisto funciona sob as regras do comércio justo, não tendo intermediários ou comissões. Ou seja, todo o valor da sua reserva vai, integral e diretamente, para o parceiro local.

Mergulhe à descoberta

Com águas cristalinas, paisagens naturais deslumbrantes, ar puro, muita frescura e tranquilidade, as Praias Fluviais das Aldeias do Xisto são locais de lazer e bem-estar únicos que proporcionam uma relação privilegiada com a natureza. A qualidade das infraestruturas, dos serviços de apoio, dos transportes municipais e da animação têm melhorado todos os anos. A prova é que este conjunto selecionado de praias merece, ano após ano, a atribuição de galardões, como a Bandeira Azul, a Medalha de Ouro da Quercus ou a classificação Praia Acessível.

Cultura, evolutiva e viva

A cultura tradicional das Aldeias do Xisto está ainda muito ligada aos ciclos agrícola, às estações do ano e às manifestações simbólicas. A terra e o que dela se tira, a gastronomia, as datas importantes, as lendas, mitos e a religião estão na base de muitas das tradições e iniciativas que perpetuam a memória coletiva, moldam a identidade cultural e reforçam o sentimento de pertença à comunidade. Sendo evolutiva e viva, esta cultura abre-se ao mundo, acolhendo novos olhares sobre os hábitos e os costumes. Acompanhe a nossa agenda cultural e fique a par de todas as iniciativas.

Sendo evolutiva e viva, a cultura tradicional das Aldeias do Xisto abre-se ao mundo, acolhendo novos olhares sobre os hábitos e costumes.

Comunidade e natureza são os dois pilares estruturantes das Aldeias do Xisto. A natureza está sempre presente, dela tudo emana.

Ao longo dos tempos, a relação das pessoas com a terra moldou uma paisagem cultural que faz das Aldeias do Xisto um destino único.

A cultura tradicional das Aldeias do Xisto está ainda muito ligada aos ciclos agrícolas, às estações do ano e às manifestações simbólicas.

À luz das estrelas

A Fundação Starlight atribuiu ao Dark Sky Aldeias do Xisto a certificação internacional Destino Turístico Starlight. A par das excelentes condições de visibilidade, transparência e escuridão do céu, esta certificação atesta também o compromisso entre as entidades públicas, privadas e científicas, bem como a prontidão e a qualidade dos serviços turísticos, amplificadas pelo genuíno interesse da comunidade residente. O trabalho em curso de implementação do Dark Sky Aldeias do Xisto passa por capacitar e especializar o território no acolhimento de astroturistas e promover novos negócios junto dos agentes económicos da marca. As Aldeias do Xisto são um dos melhores destinos para observar as estrelas, uma das regiões onde a relação com a natureza é mais íntima e profunda e, ainda, uma marca turística com serviços perfeitamente adequados às exigências dos astroturistas.

Sabores da Aldeia

Elaboradas pelas mãos de saberes antigos, as receitas das Aldeias do Xisto chegam até nós temperadas com o sabor genuíno da tradição. A qualidade da gastronomia desta região pode ser comprovada em muitos dos restaurantes parceiros da rede, que nos oferecem o melhor dos produtos locais e da sabedoria culinária da região, em confeções tradicionais ou inovando em criações gastronómicas contemporâneas.

A Aldeia é uma escola

As Aldeias do Xisto afirmam-se como um laboratório vivo e têm vindo a convocar a criatividade e a experimentação para criar núcleos de transformação do tecido social capazes de fazer germinar novas formas de fazer, estar e ser. Existe, neste território, um contexto de acolhimento e imersão artística e científica, bem como uma capacidade técnica instalada, que permite experimentar ou desenvolver projetos. Aqui é possível criar e aprender a partir de saberes antigos ou desenvolvendo ideias e projetos inovadores. Através do Bookinxisto pode reservar workshops e experimentar tecelagem, carpintaria, cerâmica, desenho, fazer pão, queijo ou mel, aprender a interpretar a flora e a fauna, ou navegar numa barca tradicional.

Estações do ano

Nas Aldeias do Xisto a mudança das estações do ano sente-se todos os dias. É possível perceber essa lenta transformação nas cores, nos cheiros, na paisagem.  Na primavera, o caleidoscópio de vida a desabrochar e as temperaturas amenas são um convite para desfrutar da vida ao ar livre e apreciar o arco íris que cobre as paisagens. No verão, nada como mergulhar numa das mais de 50 praias fluviais Aldeias do Xisto e aproveitar as várias atividades promovidas pelos nossos parceiros, tirando partido dos dias quentes e longos. O outono traz novas cores e sabores. As árvores deixam o verde para trás e explodem em várias tonalidades de castanho, amarelo ou mesmo vermelho. Castanhas, nozes, avelãs, medronhos e cogumelos enriquecem as mesas e as ementas. Por sua vez, o inverno pinta as paisagens de branco, onde a bruma se mistura com o fumo das lareiras que aconchegam as casas, criando um ambiente mágico e fantástico. No Bookinxisto, há várias experiências que enriquecem a sua estadia, seja qual for a altura em que nos visita.

A primavera é um caleidoscópio de vida a desabrochar.

No verão, as águas frescas e límpidas das praias fluviais são um convite ao descanso.

O outono é um festival sublime de cores e sabores.

No inverno, o branco da neve convive com a bruma e o fumo das lareiras que aconchegam as casas.

explorar

restauração
Restaurante Fugas
Restaurante Fugas
restauração
As Beiras
As Beiras
Pampilhosa da Serra
restauração
Ponte Velha
Ponte Velha
Sertã
restauração
Museu da Chanfana
Museu da Chanfana
Miranda do Corvo
restauração
Callum
Callum
Oleiros
restauração
Bem-Me-Quer
Bem-Me-Quer
Martim Branco
restauração
Sabores da Aldeia
Sabores da Aldeia
restauração
Fiado Restaurante
Fiado Restaurante
Janeiro de Cima
restauração
Varanda do Casal
Varanda do Casal
Casal de São Simão
alojamento
Meandros do Trinhão
Meandros do Trinhão
Trinhão
alojamento
Agro-Turismo Quinta da Fonte, Bed&Breakfast
Agro-Turismo Quinta da Fonte, Bed&Breakfast
Fontaínha, Figueiró dos vinhos
alojamento
Casa do Talasnal
Casa do Talasnal
Talasnal
alojamento
Casas da Serra do Açor
Casas da Serra do Açor
Casal Novo, Arganil
alojamento
Aqua Village Health Resort & SPA
Aqua Village Health Resort & SPA
Caldas de São Paulo
alojamento
Casa Lausus
Casa Lausus
Talasnal
alojamento
Aldeia Oliveiras
Aldeia Oliveiras
Proença-a-Nova
alojamento
Hostel Casa do Caminheiro
Hostel Casa do Caminheiro
Talasnal
alojamento
Casa Cova do Barro
Casa Cova do Barro
Janeiro de Cima
percurso
PR2 MCV - Caminho do Xisto do Gondramaz - Nos Passos do Moleiro
PR2 MCV - Caminho do Xisto do Gondramaz - Nos Passos do Moleiro
património
Circuito religioso em Pedrógão Pequeno
Circuito religioso em Pedrógão Pequeno
aldeia
Martim Branco
Martim Branco
percurso
PR1 PPS - Caminho do Xisto de Fajão - Subida aos Penedos
PR1 PPS - Caminho do Xisto de Fajão - Subida aos Penedos
Casas do Rio
aldeia
Benfeita
Benfeita
património
Capela de São Sebastião - Janeiro de Cima
Capela de São Sebastião - Janeiro de Cima
experiências
Passeio Geológico de Foz do Cobrão e Sobral Fernando
Passeio Geológico de Foz do Cobrão e Sobral Fernando
percurso
Estrada Panorâmica: Barroca - Fajão
Estrada Panorâmica: Barroca - Fajão
experiências
Passeio Geológico em Sobral Fernando
Passeio Geológico em Sobral Fernando
aldeia
Comareira
Comareira
património
Igreja Matriz de Aldeia das Dez
Igreja Matriz de Aldeia das Dez
experiências
Dia e Noite no Centro da Natureza
Dia e Noite no Centro da Natureza

próximos eventos

evento
Concurso de fotografia "A VER Figueiró dos Vinhos"
Concurso de fotografia "A VER Figueiró dos Vinhos"
01 mar 2024 - 30 set 2024, 10:00
evento
Doze Meses, Doze Caminhadas
Doze Meses, Doze Caminhadas
14 abr 2024 - 01 dez 2024
evento
Talasnal ao Luar
Talasnal ao Luar
19 abr 2024 - 13 dez 2024, 20:30
Talasnal
evento
Gastronomia em Movimento
Gastronomia em Movimento
24 abr 2024 - 28 abr 2024, 19:00
evento
Caminhada solidária Rota dos Carvoeiros
Caminhada solidária Rota dos Carvoeiros
27 abr 2024, 07:30
Sobral de São Miguel
evento
Planta do Xisto: Passeio Imersivo
Planta do Xisto: Passeio Imersivo
27 abr 2024, 10:00
Cerdeira
evento
Workshop Trabalhar Madeira Verde
Workshop Trabalhar Madeira Verde
04 mai 2024 - 06 mai 2024, 10:00
Cerdeira
evento
Construa a sua Cadeira com Peter Lanyon
Construa a sua Cadeira com Peter Lanyon
08 mai 2024 - 14 mai 2024, 10:00
Cerdeira
evento
Passeio de Motorizadas Taces de Arnaldo
Passeio de Motorizadas Taces de Arnaldo
12 mai 2024, 09:00
Barroca
evento
Curso de Cerâmica e Natureza
Curso de Cerâmica e Natureza
17 mai 2024 - 23 mai 2024, 10:00
Cerdeira