missão

Missão

missão

A missão da ADXTUR é a de gerar atratividade para o seu território, estimulando um desenvolvimento social e territorial sustentável e integrado.

Missão

A ADXTUR – Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto desencadeou um processo que procura inverter um ciclo vicioso de declínio económico e social no seu território de missão, que se inclui entre aqueles que maiores dificuldades enfrentam no contexto europeu. Nesse sentido, o seu papel de agente experimentador está umbilicalmente ligado à sua missão. Efetivamente, face às dificuldades a enfrentar, e às especificidades deste território, encontrar oportunidades exige explorar caminhos menos percorridos. Com tudo o que isto implica, o território de missão e a intervenção da ADXTUR constituem-se num laboratório vivo, que suscita uma reflexão continuada sobre as estratégias adotadas e os processos em curso, bem como sobre os resultados alcançados. 

Para além da dimensão da sua base social, realça-se a capacidade institucional da ADXTUR consolidada em relações de proximidade com todos os seus agentes e sustentada em parcerias regionais, nacionais e internacionais, nos campos político, económico, científico, técnico e cultural.

As Aldeias do Xisto assumem os seguintes objetivos estratégicos:

  • Estimular um desenvolvimento social e económico sustentável, integrado e participado.
  • Promover uma cultura de inovação, experimentação e empreendedorismo centrada nos recursos endógenos.
  • Incentivar uma abordagem colaborativa dos diversos agentes do desenvolvimento económico e social do território.
  • Estimular processos de inovação aplicada a produtos e serviços como forma de gerar valor acrescentado.
  • Atrair e mobilizar investimento para dinamizar a economia e gerar emprego.
  • Gerar motivações e criar condições de atração e fixação de população no território.
  • Aumentar a atração turística e maximizar a permanência.


Valores

Os valores das Aldeias do Xisto decorrem diretamente da sua missão e do seu compromisso com o desenvolvimento do território.

  • Responsabilidade Social - Defender a relação das pessoas com os lugares, o espírito comunitário e a autoestima.
  • Ecocentrismo – Centrar a sua atuação na relação com a natureza e no equilibro ecológico desta paisagem cultural única.
  • Mundividência – A perspetiva de que as aldeias são pontos abertos ao mundo, mas que também é possível dar ao mundo a partir delas. 
  • Experimentação – Convocar novos atores, pensamentos e competências, para interagirem com as suas comunidades e experimentarem novas formas de fazer, estar e ser.
  • Ativismo – Defesa a promoção do papel das aldeias no futuro do País e da sociedade.
  • Territorialismo - Compromisso com o território do Pinhal Interior e a sua geografia funcional.


Visão coletiva do futuro

Perseguindo a missão de gerar atratividade para o seu território, as Aldeias do Xisto têm vindo a qualificar a imagem externa de Portugal através da promoção de bens e serviços produzidos no interior do país e da afirmação de uma identidade eminentemente rural. Com um esforço coerente e consistente de comunicação, a ADXTUR criou uma espécie de nova identidade coletiva das aldeias, positiva, de futuro, inovadora. Partindo do turismo como principal setor de atividade para a concretização da visão conjunta Aldeias do Xisto, importa também atuar em áreas conexas para qualificar a oferta de bens e serviços, das quais se destacam a floresta, os produtos locais, as indústrias transformadoras, a mobilidade, a ação social, entre outras.

As Aldeias do Xisto são a principal ferramenta de atratividade territorial e de atuação concertada supramunicipal para qualificar e mobilizar o potencial endógeno do Pinhal Interior e para gerar atividade económica e emprego a partir do setor do turismo, valorizando a cultura e os recursos locais.

Caminhar neste sentido exige uma atuação concertada e persistente em torno dos seguintes aspetos:

  • Ligação e transferência de conhecimento e tecnologia.
  • Investimento e empreendedorismo de base local.
  • Ordenamento do território, salvaguarda ambiental e gestão de destino.
  • Aprendizagem e inovação social.

Focus on nature and the ecological balances of this unique cultural landscape.

Summoning people, thoughts and skills to interact with their communities and, therefore, experimente news ways of doing and being.

Promote people's relationship with places and community.

Promote the role of the villages in the future of the country and society.