Notícias

Campanha Primavera das Aldeias do Xisto oferece 20% de desconto

17 fev 2023
Campanha Primavera das Aldeias do Xisto oferece 20% de desconto
notícias
Desconto de 20% em toda a oferta turística disponível no Bookinxisto. É assim a Campanha Primavera deste ano nas Aldeias do Xisto. Pode usufruir dos melhores alojamentos, das refeições mais saborosas ou das experiências mais surpreendentes a um preço especial, em reservas efetuadas de 1 a 5 de março, para usufruto até 30 de junho. Venha fazer-nos uma visita no stand do Turismo Centro de Portugal, no Pavilhão 1, da BTL- Bolsa de Turismo de Lisboa, e aproveite também para conhecer a nossa e-Bike XISTO e celebrar os 10 anos de XJazz.

Com a chegada da Primavera, os dias tornam-se mais longos, as temperaturas sobem e cresce também a vontade de embarcar em novas aventuras e viver novas experiências, preferencialmente ao ar livre. A pensar nisso, as Aldeias do Xisto apresentam, em exclusivo na plataforma de reservas online Bookinxisto, a Campanha da Primavera, com descontos diretos de 20% em alojamentos, restaurantes e experiências, para reservas efetuadas de 1 a 5 de março, com usufruto até 30 de junho.

No Bookinxisto, pode planear, rápida e comodamente, toda a sua viagem à descoberta da natureza e da cultura das Aldeias do Xisto. Só tem mesmo de decidir se prefere um hotel ou um alojamento local, se vai a pé ou a pedalar, se quer dar largas à criatividade, provar os melhores petiscos desta região ou… um pouco de tudo isto. Para viver em família, com amigos ou a solo, são muitas as opções e programas únicos que aqui encontra e que o convidam a imergir no nosso território.


Apresentação da e-Bike XISTO

No dia 1 de março, às 12h30, no stand do Turismo Centro de Portugal, no Pavilhão 1, é apresentada a bicicleta elétrica “Xisto”, exclusivamente concebida para a marca Aldeias do Xisto. Foi desenhada pelos alunos de design da Universidade de Aveiro e produzida pela Mind Over Body. A “Xisto” vai estar brevemente disponível para os visitantes usufruírem nos muitos programas para bicicleta e trilhos que já existem nas Aldeias do Xisto (consulte myxistotrails.pt | bookinxisto.com). Tem como mensagem fundamental o modo suave de utilização e usufruto do território e da paisagem. Além do seu desenho, esta e-bike destaca-se ainda pelos alforges traseiros e pela caixa central, que se podem adaptar aos vários interesses dos utilizadores, seja lazer, observação da natureza, ou descoberta do céu escuro, permitindo o transporte dos respetivos equipamentos.

É mais uma etapa na estratégia Cyclin’ Portugal Aldeias do Xisto, que afirma este território como um verdadeiro destino bike friendly, com condições de excelência para o ciclismo de competição e de lazer: uma paisagem com as características ideais, infraestruturas de qualidade, um calendário de eventos diversificado, programas e serviços turísticos especialmente dirigidos a todos os praticantes.

A ideia de criar uma bicicleta exclusiva das Aldeias do Xisto surge de uma atitude experimentadora transversal à atuação da ADXTUR, que afirma o território como um laboratório vivo aberto à experimentação, convocando para isso o pensamento e a ação ao nível técnico, científico e artístico. A ligação entre território, academia e indústria é um triângulo virtuoso que a ADXTUR tem perseguido e tentado estimular ao longo dos anos em vários projetos X-Lab.
 

XJazz Ensemble

Para assinalar os 10 anos de XJazz – Encontros do Jazz nas Aldeias do Xisto, editámos o disco XJazz Ensemble, dirigido por Evan Parker e gravado na Casa da Cultura da Sertã, em agosto de 2012. O trabalho resulta da residência artística que juntou 17 músicos na Aldeia do Xisto de Pedrógão Pequeno. A apresentação pública deste trabalho acontece no dia 2 de março, também no stand do Turismo Centro de Portugal, assinalando assim uma década de um projeto que trouxe artistas nacionais e internacionais aos lugares mais inusitados.
 

Calendário de Animação

Da bicicleta às tradições mais etnográficas, passando pela trail running ou pela dança são muitos os eventos que, ao longo do ano, animam as nossas aldeias. A Clássica Aldeias do Xisto, agendada para 16 de abril, promete levar, uma vez mais, a magia de uma grande prova profissional às nossas estradas. Este ano, o percurso liga as aldeias de Mosteiro, Pedrogão Grande, e Aigra Nova, Góis. É também, aqui que o AigraCultura, lhe dá a conhecer as tradições e o modo de vida da serra da Lousã. Falando em tradições, não pode perder o Circuito Aldeias do Xisto em Carrinhos de Rolamentos que agita as estradas das Aldeias do Xisto durante os meses de novembro e dezembro. Antes, em junho, o Raiz d’Aldeia instala-se em Janeiro de Cima, no Fundão, colocando a dança, a música e o convívio intergeracional no centro das atenções. Agendado está também Cross João Brandão, o BTT Tábua, o Benfeita Trail e o Xinema na Benfeita. Ao longo do ano, na Cerdeira, Lousã, tem ainda à sua espera vários cursos e workshops.  Não faltarão motivos para nos visitar. Acompanhe todo o nosso calendário AQUI.

Aproveite a Campanha Primavera e comece já a planear a sua viagem às Aldeias do Xisto em bookinxisto.com.


Bookinxisto: uma plataforma sem intermediários

Em 2020, o Bookinxisto valeu o Prémio Nacional de Turismo às Aldeias do Xisto, na categoria Turismo em Rede. O Bookinxisto funciona numa base de comércio justo, não tendo intermediários. Assim, o valor das reservas vai diretamente e por inteiro para os parceiros locais.

próximos eventos

evento
Concurso de fotografia "A VER Figueiró dos Vinhos"
Concurso de fotografia "A VER Figueiró dos Vinhos"
01 mar 2024 - 30 set 2024, 10:00
evento
Gastronomia em Movimento
Gastronomia em Movimento
24 abr 2024 - 28 abr 2024, 19:00
evento
Fins de Semana Gastronómicos do Cabrito 2024
Fins de Semana Gastronómicos do Cabrito 2024
25 abr 2024 - 05 mai 2024, 12:00
evento
Caminhada solidária Rota dos Carvoeiros
Caminhada solidária Rota dos Carvoeiros
27 abr 2024, 07:30
Sobral de São Miguel
evento
Planta do Xisto: Passeio Imersivo
Planta do Xisto: Passeio Imersivo
27 abr 2024, 10:00
Cerdeira
evento
Workshop Trabalhar Madeira Verde
Workshop Trabalhar Madeira Verde
04 mai 2024 - 06 mai 2024, 10:00
Cerdeira
evento
Construa a sua Cadeira com Peter Lanyon
Construa a sua Cadeira com Peter Lanyon
08 mai 2024 - 14 mai 2024, 10:00
Cerdeira
evento
Doze Meses, Doze Caminhadas
Doze Meses, Doze Caminhadas
12 mai 2024 - 01 dez 2024
evento
Passeio de Motorizadas Taces de Arnaldo
Passeio de Motorizadas Taces de Arnaldo
12 mai 2024, 09:00
Barroca