Notícias

Aldeias do Xisto no programa Europa Criativa

16 fev 2023
Aldeias do Xisto no programa Europa Criativa
notícias
As Aldeias do Xisto vão acolher residências artísticas e workshops, integrados na candidatura apresentada pelo Projeto Entre Serras ao programa Europa Criativa.

Entre 2023 e 2026, as Aldeias do Xisto vão receber residências artísticas e workshops, no âmbito do programa Europa Criativa, reforçando o seu papel de laboratório vivo e de território aberto à experimentação. A ligação à natureza e às comunidades, o questionamento da paisagem e as linhas de interseção entre arte e ruralidade continuam a ser os vetores que norteiam a estratégia de acolhimento artístico no território.

Sob o tema global “Habitar e mover-se em territórios de montanha”, a candidatura apresentada pelo Projeto Entre Serras (PES), que junta parceiros de Portugal, Espanha e França, questiona a relação entre o olhar e a vivência da paisagem. Movimentar-se erraticamente pelo mundo é o modo mais primitivo de exploração do território. Com o Neolítico, a domesticação das plantas (agricultura) e dos animais (pastoreio) gerou dois tipos de espaço que se foram excluindo: o sedentário e o nómada, o doméstico e o selvagem. Desde os anos 70, artistas como Richard Long, Hamish Fulton ou Alberto Carneiro em Portugal, fizerem da marcha e da descoberta do território sua arte. Na continuidade de um triplo entendimento do ato da atravessar a paisagem (ação), da linha que atravessa o espaço (objeto), e do relato do espaço atravessado (experiência, estrutura narrativa), a marcha tem vindo a ser explorada enquanto forma estética, forma de sentir, desde o seculo passado (Henry David Thoreau). No mesmo tempo, a mecanização e a digitalização vêm tornando débil a separação entre o rural e o urbano.

Neste contexto, a proposta do PES, alicerça-se na experimentação artística in situ para onde convergem a teoria, a história, e práticas sensíveis. Na encruzilhada entre a vida social, económica, política, ecológica e cultural, a experiência do meio e do local é encarada na sua interação, mental e física, como arte ecológica. O projeto questiona a necessária reabilitação do mundo sensível e a separação desastrosa entre Natureza e Cultura a que assistimos durante os últimos seculos. Como vê o território quem nele habita ou transita? A mobilidade dos agentes, artistas e atores humanos e não humanos, bem como as dinâmicas institucionais, fazem parte do projeto que pode ser visto como um inquérito ao território, pois questiona a complexidade da paisagem na sua sinergia com realidades ecológicas.

O projeto inclui caminhadas que juntarão artistas e cientistas, residentes locais e forasteiros, ações ambulantes e colaborativas. Contará também com residências artísticas, conceção de um dispositivo de arquivo e visualização, debates e exposições. Terá como metodologia de base o trabalho em rede, a pesquisa e a cocriação efetiva entre entidades. Tendo como entidade líder o Museu da Paisagem/Instituto Politécnico de Lisboa, em Portugal, além das Aldeias do Xisto, são ainda parceiros a Câmara Municipal de Castelo Branco/Fábrica da Criatividade e o Geopark Estrela. Os parceiros franceses são o Município de Digne-les-Bains nos Alpes de Haute Provence (AMBULO: CAIRN - Centro de Arte Informal de Pesquisa sobre Natureza + Maison Alexandra David-Neel + Musée Gassendi) e a École Supérieure d'Art d'Aix-en-Provence. Os parceiros espanhóis são o Museo Vostell Malpartida e o Ayuntamento de Malpartida de Cáceres (Centro de Vias Pecuárias).
 

PES e Aldeias do Xisto

Esta não é a primeira vez que as Aldeias do Xisto trabalham com o PES. O seminário “O Território é a Escala”, o workshop de fotografia “Vendo para Crer, Revendo para Criar”, orientado por Rodrigo Braga, fotógrafo brasileiro, em parceria com o artista visual e coordenado do PES, Carlos Casteleira, o Pirilampos, um projeto de Erik Samakh e a residência “Laboratório da paisagem”, representada na DASIN (Denison Art Space in Newark – Ohio, EUA), de Rodrigo Braga e Laëtitia Morais, realizada no Cabeço do Pião em 2019, foram alguns dos projetos desenvolvidos até ao momento.
 

Europa Criativa

Europa Criativa é o programa da União Europeia de apoio aos setores cultural e criativo e visa dois objetivos: salvaguardar, desenvolver e promover o património e a diversidade cultural e linguística da Europa; aumentar a competitividade e o potencial económico dos setores culturais e criativos.

Até 2027, o programa investe em ações e iniciativas destinadas a reforçar a diversidade cultural e a colmatar as necessidades e os desafios dos setores cultural e criativo, pretendendo contribuir para a recuperação destes e, ao mesmo tempo, permitir intensificar os seus esforços para se tornarem mais digitais, mais ecológicos, mais resilientes e mais inclusivos.

próximos eventos

evento
Concurso de fotografia "A VER Figueiró dos Vinhos"
Concurso de fotografia "A VER Figueiró dos Vinhos"
01 mar 2024 - 30 set 2024, 10:00
evento
Gastronomia em Movimento
Gastronomia em Movimento
24 abr 2024 - 28 abr 2024, 19:00
evento
Fins de Semana Gastronómicos do Cabrito 2024
Fins de Semana Gastronómicos do Cabrito 2024
25 abr 2024 - 05 mai 2024, 12:00
evento
Caminhada solidária Rota dos Carvoeiros
Caminhada solidária Rota dos Carvoeiros
27 abr 2024, 07:30
Sobral de São Miguel
evento
Planta do Xisto: Passeio Imersivo
Planta do Xisto: Passeio Imersivo
27 abr 2024, 10:00
Cerdeira
evento
Workshop Trabalhar Madeira Verde
Workshop Trabalhar Madeira Verde
04 mai 2024 - 06 mai 2024, 10:00
Cerdeira
evento
Construa a sua Cadeira com Peter Lanyon
Construa a sua Cadeira com Peter Lanyon
08 mai 2024 - 14 mai 2024, 10:00
Cerdeira
evento
Doze Meses, Doze Caminhadas
Doze Meses, Doze Caminhadas
12 mai 2024 - 01 dez 2024
evento
Passeio de Motorizadas Taces de Arnaldo
Passeio de Motorizadas Taces de Arnaldo
12 mai 2024, 09:00
Barroca