Xistopedia

Granfondo Aldeias do Xisto reúne cerca de um milhar de ciclistas

Granfondo Aldeias do Xisto reúne cerca de um milhar de ciclistas
natureza ativa
A sétima edição da prova decorreu em novas paisagens, reforçando as potencialidades deste território para a prática de ciclismo.

Cerca de mil ciclistas de 12 países participaram no 7° Gran Fondo Aldeias do Xisto, que, pela primeira vez, partiu do Fundão. Depois de seis edições na Lousã, a Gardunha, o Açor e o Rio Zêzere serviram agora de cenário a um evento que reforça as potencialidades e a excelência das Aldeias do Xisto para a prática de ciclismo, de lazer ou de competição, ao longo de todo o ano.

Esta mudança de quartel-general do Gran Fondo, que se integra no projeto Cyclin’ Portugal, “é um desígnio natural”, que traz “novos trajetos” e mostra “a riqueza e tudo o que o território das Aldeias do Xisto tem para oferecer aos ciclistas e a quem gosta de ciclismo”, refere o diretor da prova, António Queiroz.

A relação simbiótica” entre desporto e turismo é a ideia vincada pelo presidente da ADXTUR- Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto. Paulo Fernandes refere que o Gran Fondo é “o maior evento de ciclismo alguma vez feito no Fundão” e dá novos territórios “a descobrir”, sendo de destacar que, entre os participantes, há pessoas que nunca estiveram na região.


O coordenador da ADXTUR reforça a ideia, chamando a atenção para o facto de este novo percurso trazer “paisagens nunca percorridas e, nalguns casos, icónicas, como é o caso da subida do Cabeço do Pião até à Barroca Grande, Minas da Panasqueira e Alto do Xiqueiro”. Rui Simão destaca ainda a “vitalidade que a prova leva para dentro das aldeias, enquanto pontos de passagem e de abastecimento, que também nos enriquece”.
 

 


“Já participei em algumas provas e já andei de bicicleta em alguns sítios, como França e Espanha, mas este percurso é o melhor de todos. É duro, é bonito, é o melhor”.

As palavras são de Bruno Nogueira, vencedor do Gran Fondo Aldeias do Xisto. O atleta da Addict Bikes, que participou pela primeira vez nesta prova, isolou-se logo no início da corrida, tendo percorrido sozinho cerca de 130 km. “É difícil fazer isto numa prova com participantes de grande qualidade”, considera. Bruno Nogueira é natural do Fundão e, também por isso, esta foi uma vitória com sabor especial.
 


O pódio ficou completo com Rui Sá, da Love Tiles, no segundo lugar, e Daniel Ferreira, da Danibikes - Scott, que se classificou na terceira posição.

No setor feminino, a vencedora foi Flávia Lopes, da formação Vasconha BTT Vouzela. Inês Trancoso, da Maiatos/Reabnorte, ficou em segundo, e Guadalupe Barrena, da Bikeshop Team, alcançou o terceiro lugar.

Michel Machado foi o mais rápido a percorrer os 110 km do Mediofondo. “É sempre bom ganhar”, disse o atleta da formação Vasconha BTT Vouzela, admitindo que a prova lhe exigiu “muito sacrifício”, apesar de já conhecer algumas partes do percurso. “Arranquei muito atrás e foi preciso muito esforço para ultrapassar todos os atletas”, justificou. Michel Machado mostrou-se agradado com o percurso definido pela organização e entende que a mudança foi uma boa aposta.
 


Gil Santos, do GDR Canaviais Comprarcasa Évora, ficou em segundo e Alexandre Guilhoto, da Marques & Pereira/Em3/Os Beirões, classificou-se na terceira posição.

No feminino, Ana Neves, da Bike & Nutrition Shop, foi a vencedora. Carina Morais e Rita Reis, colegas da formação Gruppetto D'Arrábida/ /All4bikes, terminaram a prova no segundo e terceiro lugares, respetivamente.

A classificação completa está disponível aqui.

No final, o balanço é positivo. António Queiroz explica que a maior preocupação é sempre a segurança. Não houve incidentes a registar e “a maior parte das pessoas chegou satisfeita”.

Foi também com “muita satisfação” que a organização chegou ao fim, sublinhando o “grande impacto” que o evento tem na região, pelo número de pessoas que movimenta. “Os participantes acabam por se fazer acompanhar pelas famílias e amigos”, explica o diretor de prova.

Famílias acompanham os atletas

Uma realidade facilmente comprovada nas ruas em torno do local de partida e chegada.

Margarida e José Mesquita aproveitam a sombra das árvores do Jardim Municipal do Fundão para aguardarem a chegada do filho, Nuno Mesquita, um dos participantes do Granfondo.

Vêm da Moita, Setúbal, para acompanhar o atleta, que participa com frequência nestas provas. “Ainda na semana passada estivemos em Monção e, antes, estivemos na Régua, Lousã, Castelo de Vide”, conta Margarida. Na Lousã, à semelhança do que fazem noutros locais, aproveitaram para passear e, além do Castelo, visitaram as Aldeias do Xisto do Talasnal e do Candal.

No dia anterior à prova, fizeram também questão de conhecer o Fundão. Mostram-se agradados com a parte nova da cidade e com a hospitalidade das gentes com quem se cruzaram. “As pessoas são simpáticas e prestáveis”, dizem.
 


António Barata e Carla Menezes vieram da Lousa, Castelo Branco, para apoiar e prestar assistência a Tiago Barata, filho e marido, respetivamente. “Ele faz estes percursos com alguma frequência e até agora está tudo a correr bem”, começa a contar o pai. Carla manifesta-se satisfeita com a realização da prova no Fundão.

“A deslocação é mais fácil e dá a conhecer uma região que também tem potencialidades para a prática de ciclismo e que praticamente não tem provas desta magnitude".

É enquanto conversamos que Tiago cruza a meta.“É um percurso bonito, mas duro”, que correspondeu às expectativas: chegar ao fim, conhecer pessoas e divertir-se. “É o mais importante”, garante.
 


“Chegou cansado, mas, apesar do percurso irregular, gostou”, diz Ana Margarida Almeida, que veio da Póvoa da Galega, Malveira, com os dois filhos, para acompanhar o marido, Nuno Almeida, inscrito no Granfondo. Foi a primeira vez que acompanharam de perto uma prova - “ele costuma vir com um colega, que desta vez não pôde vir” - e acabou por ser “uma viagem em família”. “Até tivemos que alugar uma casa”, partilha entusiasmado o pequeno Lourenço, enquanto a irmã mais nova faz a sesta no carrinho.
 


Unidades hoteleiras lotadas

Foi um fim de semana em cheio para a hotelaria do Fundão e arredores. O vice-presidente da Câmara Municipal do Fundão dá conta do “impacto turístico” que teve a realização do Gran Fondo na cidade.“Esgotámos todos os alojamentos”, disse Miguel Gavinhos, considerando que além da vertente desportiva, há uma “vertente turística que nos interessa afirmar”. O autarca sublinha que este evento “inscreve-se numa visão mais profunda daquilo que é o Fundão como destino de bicicleta”. Segundo o vice-presidente, este ano já se realizaram eventos de duas rodas que, no conjunto, chegaram quase aos três mil participantes.

Maria Boto veio da Covilhã para assistir à chegada dos ciclistas e enaltece a iniciativa. "É muito bom que estas coisas aconteçam. É bonito e divulga muito a zona. É bom para quem participa e para quem cá está", considera.

O mesmo entende Cristina Salvado, cujo marido participou na prova. "Estar em casa tem vantagens a todos os níveis", diz.

Um percurso duro, mas bonito

Américo Silva veio de Cascais para participar no Mediofondo com as cores da EFAPEL, a equipa de ciclismo apoiada pelas Aldeias do Xisto e da qual é o diretor desportivo.
 


Já participou em edições anteriores, pelo que é com propriedade que compara os percursos. “Gosto dos dois, mas este acaba por ser mais bonito em termos de paisagem”, refere. A participação correspondeu às expectativas. Classificou-se em 25º lugar na geral, ficou no primeiro lugar da categoria Masters C e divertiu-se. Ao lado, Pedro Capela, vindo de Alverca, concorda. “Correu bem”, diz, considerando que, em termos de exigência, os percursos são parecidos.
 


O Mediofondo foi também o percurso escolhido por João Cruz, natural do Fundão, que assim se estreou em provas de estrada. “Já tinha feito o reconhecimento e achei que era mais bonito e divulgava mais as Aldeias do Xisto”, conta o atleta do BTT Gardunha. “Foi um pouco duro, correspondeu às expectativas de uma prova desta natureza”, acrescenta, mostrando-se satisfeito com o resultado final: ficou em sétima posição na classificação geral e subiu ao segundo lugar do pódio na categoria Elites.
 


“O que é que se vai passar aqui, menina?”, pergunta-nos, já no final do dia, um senhor. “Foi uma prova de ciclismo, mas já terminou”, respondemos. “Moro mesmo aqui e não me apercebi. Que pena!”, ouvimos de volta. “Não se preocupe, para o ano há mais”, respondemos de novo.

Pois é, para o ano o Gran Fondo regressa ao Fundão e promete, mais uma vez, espalhar o colorido dos ciclistas pelas cativantes paisagens da região e proporcionar momentos de convívio para mais tarde recordar.

Texto: Andreia Gonçalves

explorar

restauração
Ponte Velha
Ponte Velha
Sertã
restauração
Fiado Restaurante
Fiado Restaurante
Janeiro de Cima
restauração
Restaurante O Pascoal
Restaurante O Pascoal
Fajão
restauração
D. Sesnando Restaurante
D. Sesnando Restaurante
Penela
restauração
João Brandão
João Brandão
Oliveira do Hospital
restauração
Casa da Ti Augusta
Casa da Ti Augusta
Figueira
restauração
Restaurante Quinta da Palmeira Romantic Boutique
Restaurante Quinta da Palmeira Romantic Boutique
Cerdeira, Arganil
restauração
Museu da Chanfana
Museu da Chanfana
Miranda do Corvo
restauração
Callum
Callum
Oleiros
alojamento
Casas de Água Formosa
Casas de Água Formosa
Vila de Rei
alojamento
Agro-Turismo Quinta da Fonte, Bed&Breakfast
Agro-Turismo Quinta da Fonte, Bed&Breakfast
Fontaínha 3260-328 Figueiró dos vinhos
alojamento
Casa Lausus
Casa Lausus
Talasnal
alojamento
Aldeia Oliveiras
Aldeia Oliveiras
Proença-a-Nova
alojamento
Casa Cova do Barro
Casa Cova do Barro
Janeiro de Cima
alojamento
Hostel Casa do Caminheiro
Hostel Casa do Caminheiro
Talasnal
alojamento
Aqua Village Health Resort & SPA
Aqua Village Health Resort & SPA
Caldas de São Paulo
alojamento
Casas da Serra do Açor
Casas da Serra do Açor
Casal Novo, Arganil
alojamento
Mountain Whisper
Mountain Whisper
Gondramaz
percurso
A Caminho do Tejo: Fontes > Área de Descanso do Souto [GR33 - GRZ: Etapa 3]
A Caminho do Tejo: Fontes > Área de Descanso do Souto [GR33 - GRZ: Etapa 3]
percurso
Centro Cyclin'Portugal da Serra da Gardunha (P3 - Vermelho)
Centro Cyclin'Portugal da Serra da Gardunha (P3 - Vermelho)
experiências
Escapadinha de E-Bike nas Aldeias do Xisto
Escapadinha de E-Bike nas Aldeias do Xisto
património
Villa Romana do Rabaçal
Villa Romana do Rabaçal
experiências
Aventura Épica XL
Aventura Épica XL
património
Igreja Matriz de Aldeia das Dez - S. Bartolomeu
Igreja Matriz de Aldeia das Dez - S. Bartolomeu
aldeia
Figueira
Figueira
experiências
Passeio Geológico de Foz do Cobrão e Sobral Fernando
Passeio Geológico de Foz do Cobrão e Sobral Fernando
percurso
Centro Cyclin'Portugal da Praia Fluvial da Fróia (P31 - Verde)
Centro Cyclin'Portugal da Praia Fluvial da Fróia (P31 - Verde)
aldeia
Ferraria de São João
Ferraria de São João
património
Ponte Medieval de Alvoco das Várzeas
Ponte Medieval de Alvoco das Várzeas
aldeia
Sobral de São Miguel
Sobral de São Miguel

próximos eventos

evento
Oficina de Introdução à Cosmética Natural e Saboaria Artesanal
Oficina de Introdução à Cosmética Natural e Saboaria Artesanal
02 out 2022, 10:00
Cerdeira
evento
Talasnal ao Luar
Talasnal ao Luar
07 out 2022 - 09 dez 2022, 20:00
Talasnal
evento
Alambicada em Aigra Velha
Alambicada em Aigra Velha
08 out 2022, 10:00
Aigra Velha
evento
Escalada no Zebro
Escalada no Zebro
15 out 2022 - 17 dez 2022, 14:00
Estreito
evento
Colcurinho Sky Race
Colcurinho Sky Race
23 out 2022, 08:00
Aldeia das Dez
evento
Festa da Castanha em Aldeia das Dez
Festa da Castanha em Aldeia das Dez
23 out 2022, 10:00
Aldeia das Dez
evento
MTB Trophy Aldeias do Xisto 2022
MTB Trophy Aldeias do Xisto 2022
28 out 2022 - 30 out 2022, 08:00
Água Formosa, Figueira, Martim Branco, Sarzedas
evento
Os Céus de Peralta
Os Céus de Peralta
28 out 2022 - 29 out 2022, 21:00
evento
Campeonato Nacional de Carrinhos de Rolamentos 2022 - Circuito Aldeias do Xisto
Campeonato Nacional de Carrinhos de Rolamentos 2022 - Circuito Aldeias do Xisto
13 nov 2022 - 11 dez 2022, 13:00
Miranda do Corvo
evento
2.ª Prova do Circuito Aldeias do Xisto Carrinhos de Rolamentos 2022 - Sobral de São Miguel
2.ª Prova do Circuito Aldeias do Xisto Carrinhos de Rolamentos 2022 - Sobral de São Miguel
13 nov 2022, 13:00
Sobral de São Miguel
evento
Míscaros - Festival do Cogumelo 2022
Míscaros - Festival do Cogumelo 2022
18 nov 2022 - 20 nov 2022, 18:00
evento
3.ª Prova do Circuito Aldeias do Xisto Carrinhos de Rolamentos 2022 - Figueira
3.ª Prova do Circuito Aldeias do Xisto Carrinhos de Rolamentos 2022 - Figueira
27 nov 2022, 13:00
Figueira
evento
4.ª Prova do Circuito Aldeias do Xisto Carrinhos de Rolamentos 2022 - Pedrógão Pequeno
4.ª Prova do Circuito Aldeias do Xisto Carrinhos de Rolamentos 2022 - Pedrógão Pequeno
11 dez 2022, 09:00
Pedrógão Pequeno