grande rota do zêzere

natureza ativa
Grande Rota do Zêzere

grande rota do zêzere

São 370km da nascente à foz de um dos rios mais selvagens de Portugal. Um desafio desportivo, para fazer a pé, de bicicleta ou de canoa. Uma imersão profunda na diversidade natural e cultural que faz do vale do rio Zêzere uma paisagem única no país.

Apresentação

O vale do Rio Zêzere é uma das unidades territoriais que compõem o território das Aldeias do Xisto e uma das áreas naturais de maior diversidade ambiental do país. A natureza em estado quase selvagem combina-se em perfeita harmonia com a ocupação humana que, ao longo dos tempos, se adaptou à passagem do rio, vivendo dele e com ele. A criação da GRZ- Grande Rota do Zêzere (GR 33) foi pensada para permitir aos utilizadores usufruir de um contacto mais próximo com este património natural e cultural. Com 370km de extensão, a GRZ percorre 13 concelhos e une importantes marcas nacionais: Serra da Estrela, Aldeias do Xisto, Castelo de Bode e Rio Tejo. 

A pé, de bicicleta ou de canoa

O percurso da GRZ foi projetado para ser multimodal, podendo ser feito a pé, de bicicleta ou de canoa. Pode ainda realizar-se de forma contínua e encadeada, por troços ou mesmo em circuitos multimodais, recorrendo a mais do que uma modalidade. Existem percursos complementares, como os Caminhos do Xisto, em torno de pontos onde a GRZ passa. E também derivações a partir do itinerário principal, que levam os utilizadores a áreas geográficas e pontos de interesse próximos, como as Aldeias do Xisto, as praias fluviais, os miradouros, as albufeiras e barragens, entre outros.

Embaixadores GRZ

Em 2015, o alpinista João Garcia, o canoísta Emanuel Silva (medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Londres), a canoísta Francisca Laia (medalha de prata em K1 200 nos Mundiais de sub-23 de canoagem), o atleta olímpico de BTT David Rosa, foram alguns dos atletas nacionais de renome que se associaram ao evento de lançamento da Grande Rota do Zêzere tornando-se embaixadores do percurso.

Águas bravas 

Na Primavera, as águas bravas do Zêzere garantem aos canoístas mais experientes um desafio incrível. Surpreendente até mesmo para quem já conhece o mundo e calcorreou muitos trilhos, como é o caso dos embaixadores da GRZ, que apontam esta como sendo uma experiência de vida completa e enriquecedora. O troço entre Silvares e a Aldeia do Xisto da Barroca recebe, anualmente, uma descida em canoa. Mantenha-se atento à nossa agenda.

como usar a rota?

A rota divide-se em nove unidades coerentes, que refletem as características do rio e da sua envolvente. Cada uma destas unidades agrega várias etapas, devidamente sinalizadas e apoiadas por painéis informativos que reúnem a informação mais importante sobre o percurso.

explorar

restauração
Museu da Chanfana
Museu da Chanfana
Miranda do Corvo
restauração
Safra Restaurante
Safra Restaurante
restauração
Callum Restaurante
Callum Restaurante
Oleiros

próximos eventos

evento
Festa da Paz - Celebração dos 80 anos do Fim da Segunda Guerra Mundial
Festa da Paz - Celebração dos 80 anos do Fim da Segunda Guerra Mundial
06 mai 2025 - 11 mai 2025, 20:00
Benfeita
evento
Ciclo de Caminhadas  em Oleiros
Ciclo de Caminhadas em Oleiros
07 mai 2025 - 28 mai 2025, 20:00
Oleiros
evento
Todos ao Monte e Fé em Deus
Todos ao Monte e Fé em Deus
10 mai 2025 - 12 jul 2025, 17:00
Ceira dos Vales, Lousã