Há 80 anos que a Aldeia do Xisto da Benfeita, no Município de Arganil, comemora a paz e o sino da Torre se faz ouvir com 1620 badaladas, uma por cada dia que durou a II Guerra Mundial.
Ontem, 7 de maio, foi dia de dar lugar à tradição e ouvir a paz, dando-se início à Festa da Paz, a decorrer até domingo, 11 de maio.
A cerimónia oficial contou com a presença da Secretária de Estado da Defesa Nacional, Ana Isabel Xavier, do General Eduardo Mendes Ferrão, Chefe do Estado-Maior do Exército, da representante da Comissão Europeia em Portugal, Sofia Moreira de Sousa, e de Marcello Duarte Mathias, diplomata de carreira e sobrinho de Mário Mathias, o responsável pela construção da Torre Sineira.
Num mundo marcado por conflitos, incertezas e divisões crescentes, comemorar a paz não é apenas um gesto simbólico — é um ato necessário de resistência e esperança. A Festa da Paz reforça, assim, um compromisso coletivo com valores que precisam de ser defendidos e afirmados com vigor.
“Ao longo destas oito décadas, o mundo transformou-se profundamente e continua, após um longo período de paz, a confrontar-se com velhos fantasmas que nos recordam que a paz conquistada não é garantida”, afirmou a Secretária de Estado. Ana Isabel Xavier lembrou ainda que “a guerra, a intolerância, o extremismo e a desinformação continuam a ameaçar os nossos valores”. Por isso, considera que “celebrar o fim da guerra aqui na Benfeita, tão próximo do Dia da Europa [assinalado a 9 de maio], é também recordar que a paz não é só a ausência de violência — é a presença ativa de valores. Valores que partilhamos com os nossos parceiros europeus: a dignidade humana, a liberdade, a democracia, a igualdade, o Estado de Direito e os direitos humanos”.
Num clima de união, a comunidade juntou-se às celebrações que ficaram ainda marcadas pela interpretação do Hino da Alegria e pela inauguração do “Painel da Paz”, um trabalho que identifica locais de culto e tratados de Paz, considerando a Benfeita como ponto de partida. A música “Imagine”, de John Lennon, fez-se também ouvir pelas vozes de um grupo da comunidade estrangeira.
A programação da Festa da Paz continua amanhã, 9 de maio, no Dia da Europa, com o Concerto pela Paz, protagonizado pelo maestro Rui Massena. Termina no domingo, 11 de maio, com uma caminhada e um almoço convívio, cuja confeção está a cargo do Chef Flávio. Pode inscrever-se para estas atividades em https://shorturl.at/WiRv1.