Xistopedia

PROJECT@X - Por Este Rio Acima

PROJECT@X - Por Este Rio Acima
craft+design
“Trabalhar dentro do contexto e contactarmos com as pessoas é muito diferente de estarmos na sala de aula e ajuda até a definirmos o que procuramos no futuro."

Madeira, linho, burel, couro e, claro, muito trabalho e criatividade deram origem a uma barca nova, uma capucha, bolsas, suportes gráficos e… a novas ideias

Ao longo de uma semana, 25 alunos e 8 docentes da Licenciatura em Design do DeCA-UA – Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro assentaram arraiais na Aldeia do Xisto de Janeiro de Cima para trazer à luz do dia projetos pensados e trabalhados ao longo do ano letivo, com as Aldeias do Xisto. A residência Project@X - Por Este Rio Acima, que decorreu de 15 a 22 de julho, englobou as temáticas da água, da natureza e do céu escuro e, além de professores e alunos, convocou a experiência e sabedoria dos habitantes da aldeia, sobretudo na área da carpintaria e da tecelagem. O resultado de todo o trabalho desenvolvido foi apresentado no dia 21 de julho, na Casa do Lagar da aldeia, e deu origem a uma exposição que ali estará patente até final de agosto.
 


"A missão da ADXTUR é gerar atratividade para o seu território. Fazê-lo nas condições atuais exige convocar e juntar novos atores para, junto com as aldeias e as suas comunidades, podermos encontrar novos caminhos de ativação das capacidades e competências que as aldeias ainda têm. No fundo, assumimos que as aldeias são uma escola e procuramos estimular a relação entre estes saberes e os saberes científicos, técnicos e artísticos." - enquadrou Rui Simão, coordenador da ADXTUR.
 


“Este projeto já começou há algum tempo e esta foi uma semana muito programada”, começa por explicar o professor Nuno Dias, que coordenou a generalidade dos trabalhos. Em abril, os alunos visitaram Janeiro de Cima e foram desafiados a desenvolver projetos inspirados nesta Aldeia do Xisto, procurando fortalecer a relação da comunidade com o rio, a noite e a natureza. Foram algumas destas ideias que ganharam vida nas  oficinas da residência PROJECT@X. Ao longo dos dias, o trabalho desenvolveu-se em “três frentes muito específicas”. Na Casa das Tecedeiras, “um espaço ótimo e com excelentes condições”, funcionaram as oficinas do couro e dos têxteis, “que acabaram por ser uma só”. Aqui, o professor José Leite “deu as bases”, procurando incentivar e explorar a relação entre a aprendizagem na sala de aula e o trabalho num contexto real.

Foi desta oficina, desenvolvida pela Débora, Liliana e Maria, que nasceram uma nova capucha e um conjunto de bolsas em couro, linho e burel a pensar na mobilidade dos exploradores das Aldeias do Xisto. A criação e execução das peças, conjungando os diferentes materiais, proporcionaram a todas novas experiências. A tecedeira Rosa, que acompanhou todo o processo não foi exceção. “Gostei muito desta semana. Fiz coisas que nunca tinha feito e aprendi muito”, diz-nos sem hesitar.

Na Casa do Lagar, Débora e Liliana experimentaram a capucha e assumiram o “orgulho” pelo resultado do trabalho desenvolvido.
 


“Fizemos testes primeiro. Depois, começámos a pensar que podíamos juntar uma coisa e outra. O professor já não nos dizia nada, deixou-nos fluir”, conta Débora, já com os pés mergulhados no rio Zêzere. É que a semana, além de muito trabalho, proporcionou a todos momentos de lazer. O rio, que banha Janeiro de Cima, foi um dos destinos preferenciais para relaxar, fugir do calor e ganhar mais inspiração ainda.

Janeiro de Cima ganha nova barca

Foi também o rio Zêzere que, no último dia, recebeu a peça que, dada a tradição da aldeia, acabou por ganhar o maior protagonismo. Uma equipa de alunos, orientada pelo professor Paulo Bago d'Uva, especialista em Design Naval, desenvolveu uma interpretação contemporânea da tradicional Barca, que recebeu o nome de "Janeiro de Cima".

Foi na carpintaria de Acácio Costa Gaspar, que prestou apoio e partilhou conhecimentos, que a barca ganhou forma. "Correu tudo muito bem. O  projeto está muito bem idealizado e foi muito bem executado. Acho que as pessoas vão gostar muito", considera. O mesmo diz das Oficinas do Couro e dos Têxteis: as peças ficaram "muito bem". O "sr. Acácio" manifesta ainda a disponibilidade para continuar a colaborar nesta e noutras iniciativas. "São uma mais valia para Janeiro de Cima", defende.
 


“Foi um grande desafio”, confessa Nuno Dias, satisfeito por terem alcançado o objetivo, que exigiu trabalhos pela noite fora, até quase ao último instante.

Todas as peças foram feitas à medida. “Agora, com os moldes, será mais fácil replicar os resultados”, acrescenta, dando conta que a equipa iniciou ainda a construção de uma segunda chamada “Janeiro de Baixo”. “A Barca está na água e estamos muito contentes com a resposta. É muito fácil de dirigir. Foi um sucesso”, diz.

E foi mesmo. Já o sol estava a escapar quando a Barca parou e voltou a solo firme. Durante a tarde, miúdos e graúdos revezaram-se para subir e descer aquele troço do rio, confirmando quão fácil é de manobrar.
 


A nova Barca foi também aprovada pelos barqueiros Paulo e Eduardo, que já há muito tempo perderam as contas das vezes e das pessoas que conduziram rio acima, rio abaixo. “Está muito boa. Não pensei que ficasse assim, superou as minhas expectativas”, diz Paulo. Depois de experimentar, Eduardo concorda. “Ficou muito boa. É muito fácil de manobrar”, considera, adiantando que, a seu ver, “é mais fácil com a vara que com os remos”.
 


"Devem voltar". É o que nos responde de imediato Américo Dias, habitante de Janeiro de Cima, quando questionado sobre a estadia de professores e alunos. "Se quisermos que a Aldeia acompanhe o século XXI, é preciso que haja inovação e evolução", diz. Américo elogia todo o trabalho desenvolvido. "A barca está bem equilibrada e gostei muito da ideia de ligar Janeiro de Cima a Janeiro de Baixo, porque sempre houve ligação entre as duas margens do rio", conta. Também os restantes trabalhos merecem destaque, porque "integram-se bem no meio envolvente". Diz mesmo que o mapa da flora está tão bem concebido que justifica perfeitamente a produção e venda ao público. Nota-se, diz, "um olhar diferente. Eles viram coisas que nós já não vemos"

Após a viagem inaugural a 22 de julho de 2019, a nova Barca voltou aos estaleiros para se preparar para a temporada do verão no rio, onde, a 4 de agosto, se juntou às barcas tradicionais para a já habitual prova de perícia, uma iniciativa integrada no programa da Caminhada de Janeiro de Cima

Pedro Almeida foi o responsável pela oficina gráfica "Um Pouco de Cima", onde se trabalhou um portefólio de ideias também relacionadas com a Barca e com o mapa de Janeiro de Cima. Daqui resultaram objetos gráficos que reúnem curiosidades sobre este lugar e os seus usos e costumes. O herbário e o mapa da flora são dois exemplos. 
 


“Chegámos ao fim com resultados muito satisfatórios”, conclui Nuno Dias. O professor destaca ainda que o grupo sai já com novas ideias. "Uma ideia leva a outra e estamos já a pensar numa forma mais ágil para transportar a barca ou em workshops de pintura", exemplifica.

"Trataram-nos como se fôssemos daqui"

A conclusão é consensual. “Foi uma semana muito produtiva” dizem quase a uma só voz o João, a Corina, a Verónica, a Maria, o Sérgio e, novamente, a Débora e a Liliana. Todos estão também de acordo quando se fala da importância de trabalhar no espaço específico que o projeto envolve. Trabalhar dentro do contexto e contactarmos com as pessoas é muito diferente de estarmos na sala de aula” e ajuda até a definir um pouco mais o que procuram no futuro. Consideram que, numa próxima experiência, há arestas que podem ser limadas, mas, de modo geral, o balanço é mais que positivo. “As limitações acabam por ser um desafio que ultrapassamos e isso também é bom”, assinalam. Além da aprendizagem, destacam o convívio com a comunidade como ponto alto.“Trataram-nos como se fôssemos daqui e sentimo-nos muito bem”. Tanto, que alguns chegaram a pensar prolongar a estadia, mas a vontade de regressar a casa acabou por falar mais alto.

A troca de ideias e de conhecimentos entre quem vem e quem cá está, jovens e menos jovens, é uma experiência também valorizado pelos habitantes da aldeia, que partilham assim o seu modo de vida. "Correu tudo muito bem e as pessoas da aldeia gostam de receber estas iniciativas”, conta Sónia Latado, da Junta de Freguesia.
 


Além do apelo e incentivo à criatividade, aliando o moderno e o tradicional e promovendo a aprendizagem conjunta e intergeracional, este género de iniciativas reforça ainda a união da comunidade local, colocando todos a trabalhar em prol de um objetivo comum e que a todos beneficia.

Os resultados desta semana de trabalho deram origem a uma exposição, patente na Casa do Lagar, em Janeiro de Cima, até 31 de agosto.

Atividades como o Project@X - Por Este Rio Acima reforçam também as Aldeias do Xisto como uma marca-destino que, ao longo dos últimos anos, e a partir da atividade turística, da experimentação e do conhecimento, tem conseguido afirmar um território único no contexto da Região Centro e do País. Para isso, aposta no que há de mais distintivo e genuíno na paisagem e nas comunidades, atraindo investimento e abrindo a porta a projetos que experimentam a partir da essência dos lugares. A relação com a natureza, com a terra, e com as pessoas tem sido a bússola que norteia uma atuação que procura revitalizar o território a partir da sua singularidade cultural.


Texto: Andreia Gonçalves

explorar

restauração
Sabores da Aldeia
Sabores da Aldeia
restauração
Callum
Callum
Oleiros
restauração
Fiado Restaurante
Fiado Restaurante
Janeiro de Cima
restauração
Restaurante Fugas
Restaurante Fugas
restauração
As Beiras
As Beiras
Pampilhosa da Serra
restauração
Varanda do Casal
Varanda do Casal
Casal de São Simão
restauração
Casa Ti'Augusta
Casa Ti'Augusta
Figueira
restauração
Bem-Me-Quer
Bem-Me-Quer
Martim Branco
restauração
Museu da Chanfana
Museu da Chanfana
Miranda do Corvo
alojamento
Casa Cova do Barro
Casa Cova do Barro
Janeiro de Cima
alojamento
Aldeia Oliveiras
Aldeia Oliveiras
Proença-a-Nova
alojamento
Agro-Turismo Quinta da Fonte, Bed&Breakfast
Agro-Turismo Quinta da Fonte, Bed&Breakfast
Fontaínha, Figueiró dos vinhos
alojamento
Meandros do Trinhão
Meandros do Trinhão
Trinhão
alojamento
Aqua Village Health Resort & SPA
Aqua Village Health Resort & SPA
Caldas de São Paulo
alojamento
Casa Lausus
Casa Lausus
Talasnal
alojamento
Casa do Talasnal
Casa do Talasnal
Talasnal
alojamento
Hostel Casa do Caminheiro
Hostel Casa do Caminheiro
Talasnal
alojamento
Casas da Serra do Açor
Casas da Serra do Açor
Casal Novo, Arganil
percurso
Centro Cyclin'Portugal da Serra do Açor - Coja (P31 - Verde)
Centro Cyclin'Portugal da Serra do Açor - Coja (P31 - Verde)
aldeia
Ferraria de São João
Ferraria de São João
património
Igreja Matriz de Aldeia das Dez - S. Bartolomeu
Igreja Matriz de Aldeia das Dez - S. Bartolomeu
património
Ponte Medieval de Alvoco das Várzeas
Ponte Medieval de Alvoco das Várzeas
aldeia
Figueira
Figueira
percurso
Centro Cyclin'Portugal da Praia Fluvial da Fróia (P31 - Verde)
Centro Cyclin'Portugal da Praia Fluvial da Fróia (P31 - Verde)
aldeia
Sobral de São Miguel
Sobral de São Miguel
património
Villa Romana do Rabaçal
Villa Romana do Rabaçal
experiências
Passeio Geológico de Foz do Cobrão e Sobral Fernando
Passeio Geológico de Foz do Cobrão e Sobral Fernando
percurso
Centro Cyclin'Portugal de Tábua (P5 - Preto)
Centro Cyclin'Portugal de Tábua (P5 - Preto)
Quinta da Palmeira – Country House Retreat & Spa
experiências
Aventura Épica XL
Aventura Épica XL
experiências
River Walking - Caminhada Aquática na Eireira
River Walking - Caminhada Aquática na Eireira

próximos eventos

evento
Concurso de fotografia "A VER Figueiró dos Vinhos"
Concurso de fotografia "A VER Figueiró dos Vinhos"
01 mar 2024 - 30 set 2024, 10:00
evento
Gastronomia em Movimento
Gastronomia em Movimento
24 abr 2024 - 28 abr 2024, 19:00
evento
Fins de Semana Gastronómicos do Cabrito 2024
Fins de Semana Gastronómicos do Cabrito 2024
25 abr 2024 - 05 mai 2024, 12:00
evento
Caminhada solidária Rota dos Carvoeiros
Caminhada solidária Rota dos Carvoeiros
27 abr 2024, 07:30
Sobral de São Miguel
evento
Planta do Xisto: Passeio Imersivo
Planta do Xisto: Passeio Imersivo
27 abr 2024, 10:00
Cerdeira
evento
Workshop Trabalhar Madeira Verde
Workshop Trabalhar Madeira Verde
04 mai 2024 - 06 mai 2024, 10:00
Cerdeira
evento
Construa a sua Cadeira com Peter Lanyon
Construa a sua Cadeira com Peter Lanyon
08 mai 2024 - 14 mai 2024, 10:00
Cerdeira
evento
Doze Meses, Doze Caminhadas
Doze Meses, Doze Caminhadas
12 mai 2024 - 01 dez 2024
evento
Passeio de Motorizadas Taces de Arnaldo
Passeio de Motorizadas Taces de Arnaldo
12 mai 2024, 09:00
Barroca
evento
Curso de Cerâmica e Natureza
Curso de Cerâmica e Natureza
17 mai 2024 - 23 mai 2024, 10:00
Cerdeira
evento
Walking Weekend'24 - Festival de Caminhadas
Walking Weekend'24 - Festival de Caminhadas
17 mai 2024 - 19 mai 2024, 20:30
Pampilhosa da Serra
evento
Fotografia Macro na Planta do Xisto
Fotografia Macro na Planta do Xisto
18 mai 2024, 08:30
Cerdeira
evento
Talasnal ao Luar
Talasnal ao Luar
24 mai 2024 - 13 dez 2024, 20:30
Talasnal
evento
Oficina de Destilação Artesanal de Óleos Essenciais
Oficina de Destilação Artesanal de Óleos Essenciais
25 mai 2024, 10:00
Cerdeira
evento
Curso de Cerâmica e Overglazing - Infinite Skies
Curso de Cerâmica e Overglazing - Infinite Skies
28 mai 2024 - 06 jun 2024, 10:00
Cerdeira
evento
Workshop de Iniciação à Cerâmica Sonora
Workshop de Iniciação à Cerâmica Sonora
14 jun 2024 - 16 jun 2024, 10:00
Cerdeira
evento
Curso de Máscaras, Som e Cerâmica
Curso de Máscaras, Som e Cerâmica
19 jun 2024 - 25 jun 2024, 10:00
Cerdeira
evento
Workshop de Talha em Madeira de Castanho
Workshop de Talha em Madeira de Castanho
29 jun 2024 - 02 jul 2024, 10:00
Cerdeira
evento
Curso de Cerâmica e Cozedura a Lenha
Curso de Cerâmica e Cozedura a Lenha
19 jul 2024 - 28 jul 2024, 16:00
Cerdeira
evento
Benfeita Trail 2024
Benfeita Trail 2024
11 ago 2024, 09:00
Benfeita
evento
Cerâmica Japonesa e Ikebana
Cerâmica Japonesa e Ikebana
06 set 2024 - 15 set 2024, 15:00
Cerdeira
evento
Curso Paper Clay
Curso Paper Clay
24 set 2024 - 29 set 2024, 15:00
Cerdeira