grande rota do zêzere
São 370km da nascente à foz de um dos rios mais selvagens de Portugal. Um desafio desportivo, para fazer a pé, de bicicleta ou de canoa. Uma imersão profunda na diversidade natural e cultural que faz do vale do rio Zêzere uma paisagem única no país.
Apresentação
O vale do Rio Zêzere é uma das unidades territoriais que compõem o território das Aldeias do Xisto e uma das áreas naturais de maior diversidade ambiental do país. A natureza em estado quase selvagem combina-se em perfeita harmonia com a ocupação humana que, ao longo dos tempos, se adaptou à passagem do rio, vivendo dele e com ele. A criação da GRZ- Grande Rota do Zêzere (GR 33) foi pensada para permitir aos utilizadores usufruir de um contacto mais próximo com este património natural e cultural. Com 370km de extensão, a GRZ percorre 13 concelhos e une importantes marcas nacionais: Serra da Estrela, Aldeias do Xisto, Castelo de Bode e Rio Tejo.
A pé, de bicicleta ou de canoa
O percurso da GRZ foi projetado para ser multimodal, podendo ser feito a pé, de bicicleta ou de canoa. Pode ainda realizar-se de forma contínua e encadeada, por troços ou mesmo em circuitos multimodais, recorrendo a mais do que uma modalidade. Existem percursos complementares, como os Caminhos do Xisto, em torno de pontos onde a GRZ passa. E também derivações a partir do itinerário principal, que levam os utilizadores a áreas geográficas e pontos de interesse próximos, como as Aldeias do Xisto, as praias fluviais, os miradouros, as albufeiras e barragens, entre outros.
Embaixadores GRZ
Em 2015, o alpinista João Garcia, o canoísta Emanuel Silva (medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Londres), a canoísta Francisca Laia (medalha de prata em K1 200 nos Mundiais de sub-23 de canoagem), o atleta olímpico de BTT David Rosa, foram alguns dos atletas nacionais de renome que se associaram ao evento de lançamento da Grande Rota do Zêzere tornando-se embaixadores do percurso.
Águas bravas
Na Primavera, as águas bravas do Zêzere garantem aos canoístas mais experientes um desafio incrível. Surpreendente até mesmo para quem já conhece o mundo e calcorreou muitos trilhos, como é o caso dos embaixadores da GRZ, que apontam esta como sendo uma experiência de vida completa e enriquecedora. O troço entre Silvares e a Aldeia do Xisto da Barroca recebe, anualmente, uma descida em canoa. Mantenha-se atento à nossa agenda.
como usar a rota?
A rota divide-se em nove unidades coerentes, que refletem as características do rio e da sua envolvente. Cada uma destas unidades agrega várias etapas, devidamente sinalizadas e apoiadas por painéis informativos que reúnem a informação mais importante sobre o percurso.
- sector 1 - o selvagem início
Com uma extensão de 30 km, o Selvagem Início é o primeiro dos nove sectores que compõem a GRZ. Começa no Covão d’Ametade, na Serra da Estrela, onde nasce o rio Zêzere, passa por Manteigas, Vale da Amoreira e termina em Valhelhas.
Este setor é composto por 3 etapas pedestres e 1 etapa de BTT.
- setor 2 - irrigando a cova da beira | 55,7 km
Com uma extensão de 55,7 km, o segundo dos nove setores que constituem a GRZ intitula-se Irrigando a Cova da Beira. Liga Valhelhas, concelho da Guarda, à Área de Descanso do Barco, concelho da Covilhã, passando por Vale Formoso, Borralheira, Ponte Alvares, Tortosendo e Peso.
Este setor é composto por 7 etapas pedestres e 1 etapa de BTT.
- setor 3 - terra mineira | 23,5 km
Com cerca de 22 km, Terra Mineira é o terceiro setor da GRZ. Com início na Área de Descanso do Barco, no concelho da Covilhã, termina em Dornelas do Zêzere, no concelho do Fundão. O percurso passa, como o nome indica, pela paisagem mineira do Cabelo do Pião e pela Aldeia do Xisto da Barroca.
Este setor é composto por 3 etapas pedestres, 1 etapa de BTT e 1 etapa de canoagem.
- setor 4 - meandros | 23,1 km
Com 23,1km, Meandros é o 4.º setor da Grande Rota do Zêzere. Liga Dornelas do Zêzere, no concelho de Pampilhosa da Serra, a Cambas, no concelho de Oleiros. Passa pelas Aldeias do Xisto de Janeiro de Cima e Janeiro de Baixo e respetivas áreas de descanso e Admoço.
Este setor é composto por 6 etapas pedestres (mais uma variante), 1 etapa de BTT e 2 etapas de canoagem.
- setor 5 - sob o signo do cabril | 62 km
Sob o Signo do Cabril é o 5.º setor da Grande Rota do Zêzere. Com 62 km, liga Cambas, no concelho de Oleiros, a Pedrógão Pequeno, no concelho da Sertã. Passa pela Abitureira, Área de Descanso de Felgueiras, Aldeia do Xisto de Álvaro, Área de Descanso de Frazumeira, Sobral, Madeirã, Área de Descanso da Arrochela e Sra. da Confiança.
Este setor é composto por 9 etapas pedestres (mais uma variante), 1 etapa de BTT e 2 etapas de canoagem.
- setor 6 - só tu e o rio | 22,9 km
Só Tu e o Rio é o nome do 6.º setor da Grande Rota do Zêzere. Com um total de 22,9km, decorre entre Pedrógão Pequeno, concelho da Sertã, e Bouçã, no concelho de Figueiró dos Vinhos. Passa pela Ponte Filipina, Área de Descanso de Cabeço Mourisco, Atalaia Norte, Atalaia Sul, Área de Descanso do Miradouro da Bouçã e Bouçã.
Este setor é composto por 6 etapas pedestres, 1 etapa de BTT e 1 etapa de canoagem.
- setor 7 - o regresso da serenidade | 28,4 km
O 7.º setor traz, ao longo de 28,4km, O Regresso da Serenidade. O percurso liga a Bouçã, no concelho de Pedrógão Grande, à Área de Descanso do Vale Serrão, no concelho de Ferreira do Zêzere. Passa por Prudência, Foz de Alge, Área de Descanso de Valbom e Dornes.
Este setor é composto por 5 etapas pedestres, 1 etapa de BTT e 1 etapa de canoagem.
- setor 8 - braços do rio | 71,4 km
O 8.º e penúltimo setor da Grande Rota do Zêzere tem, no total 71,4km, e liga a Área de Descanso do Vale Serrão, concelho de Ferreira do Zêzere, ao Penedo Furado, já no município de Vila de Rei.
Este setor é composto por 9 etapas pedestres (mais uma variante), 1 etapa de BTT e 2 etapas de canoagem.
- setor 9 - a caminho do tejo | 54,7 km
A Caminho do Tejo é o 9.º e último setor da Grande Rota do Zêzere. Com 54,7km de extensão, vai do Penedo Furado, em Vila de Rei, até Constância, passando por Matagosa, Fontes, Área de Descanso do Souto, Área de Descanso da Cabeça Gorda, Aldeia do Mato, Martinchel e Centro Ciência Viva de Constância.
Este setor é composto por 8 etapas pedestres, 1 etapa de BTT e 1 etapa de canoagem.