Notícias

Walking Weekend com uma centena de participantes

30 mai 2023
Walking Weekend com uma centena de participantes
notícias
O evento, que é também um festival de emoções, voltou a convidar os participantes a imergir na essência serrana.

Mais do que um festival de caminhadas, um festival de emoções. É este o lema do Walking Weekend, evento que se realizou de 26 a 28 de maio, em Pampilhosa da Serra, e que nesta sexta edição voltou a convidar os participantes a imergir na essência serrana.

O que não inibiu os mais de 100 participantes que viveram o festival foi a chuva. Ainda que o programa tivesse sofrido pequenos ajustes por força das condições meteorológicas, foi possível caminhar por terra, por água, pelo “céu (da boca)”, mas sobretudo pelas emoções e os sentidos que este festival tende a despertar.

Por terra, houve opções para os mais variados gostos, todas inspiradas na singularidade, a cultura e as gentes locais. A caminhada dos Contos de Fajão, ao longo do PR2, foi abrilhantada pela irrepreensível e animada interpretação teatral, com o contributo de habitantes locais, de dois contos escritos por Monsenhor Nunes Pereira, que retratam de forma hilariante e expressiva as vivências e a cultura da antiga vila de Fajão. Noutra das opções (PR1), também nesta Aldeia do Xisto, o declive revelou-se um recurso e os participantes testaram a sua perícia em entusiasmantes descidas de carrinhos de rolamentos. Da Malhada do Rei à Barragem de Santa Luzia, os mais resistentes percorreram 17 quilómetros de paisagens deslumbrantes e, no Cabril, o Atelier da Filhó voltou a ser o epicentro de uma experiência endógena que abraça cada uma das etapas do processo de confeção, mas que abraçou, também, a beleza paisagística da localidade, com um percurso pelos penedos.

Por água, as caminhadas aquáticas voltaram a ser das iniciativas que geraram mais entusiasmo e diversão. Além da caminhada aquática do Poço do Caldeirão no Rio Unhais, uma repetição da edição anterior, este ano alguns participantes “batizaram” o Rio Ceira, ao longo de dois setores distintos que nunca tinham sido percorridos por grupos e que conduzem à descoberta de autênticos tesouros naturais.

Pelo “céu da boca”, porque este festival também se faz à mesa. Com o selo de qualidade de alguns restaurantes do concelho, a gastronomia é também uma das marcas do Walking Weekend e abre caminho a novas amizades, a reencontros e à criação de um bonito espírito de confraternização que se intensifica a cada edição.

Caminhou-se, também, entre emoções e sentidos, num dos mais belos cantinhos do nosso país. Canoagem, tiro ao arco, stand up paddle ou lazer tag, foram algumas das atividades dinamizadas na sempre deslumbrante e acolhedora Barragem de Santa Luzia. Houve ainda tempo para um concerto (e que concerto!) protagonizado pela dupla Bessa&Figueiredo, que brilhou em substituição da timidez celeste – estava prevista uma “viagem pelo céu estrelado”, mas acabou por ser cancelada devido ao clima menos favorável.

O encerramento do evento ficou marcado pela apresentação da parceria com o novo Festival de Caminhadas de Outono, que se vai realizar em outubro no concelho de Castanheira de Pêra.

A sexta edição voltou a revelar na perfeição os motivos que fazem com que o Walking Weekend seja muito mais do que um festival de caminhadas. Para memória futura ficam 3 dias de convívio, harmonia, desfrutar pleno, de conexão pessoal e com a natureza e, sobretudo, de muita alegria entre o céu e a serra.

próximos eventos

evento
Macrocosmos
Macrocosmos
01 mar 2024 - 31 mar 2024, 10:00
Talasnal
evento
Cerejeiras em Flor no Fundão
Cerejeiras em Flor no Fundão
22 mar 2024 - 07 abr 2024, 09:00
Fundão
evento
Talasnal ao Luar
Talasnal ao Luar
22 mar 2024 - 13 dez 2024, 20:30
Talasnal
evento
Festival Gastronómico Sabores da Páscoa
Festival Gastronómico Sabores da Páscoa
23 mar 2024 - 31 mar 2024, 09:00
Fundão
evento
Clássica Aldeias do Xisto 2024
Clássica Aldeias do Xisto 2024
07 abr 2024, 11:45
Figueira, Sarzedas
evento
Doze Meses, Doze Caminhadas
Doze Meses, Doze Caminhadas
14 abr 2024 - 01 dez 2024
evento
Workshop Trabalhar Madeira Verde
Workshop Trabalhar Madeira Verde
04 mai 2024 - 06 mai 2024, 10:00
Cerdeira
evento
Construa a sua Cadeira com Peter Lanyon
Construa a sua Cadeira com Peter Lanyon
08 mai 2024 - 14 mai 2024, 10:00
Cerdeira
evento
Curso de Cerâmica e Natureza
Curso de Cerâmica e Natureza
17 mai 2024 - 23 mai 2024, 10:00
Cerdeira