A passagem da Tempestade Kristin provocou, ao longo das últimas semanas, danos significativos em dezenas de concelhos da região Centro de Portugal. Foram afetadas habitações, infraestruturas, serviços e condições de vida de diversas comunidades integradas na rede Aldeias do Xisto.
Além do pacote de medidas aprovado pelo Conselho de Ministros no passado dia 1 de fevereiro, neste momento são vários os municípios da região que estão a promover ações de solidariedadee recolha de materiais de construção para apoiar a recuperação de habitações e infraestruturas afetadas, de forma mais imediata. Consulte abaixo os apelos ativos.
Figueiró dos Vinhos — Apoio urgente com plataformas elevatórias
O Município de Figueiró dos Vinhos apela à colaboração de empresas, entidades e particulares para disponibilização de plataformas elevatórias telescópicas e operadores qualificados para utilização destes equipamentos.
Meios essenciais para permitir a reparação de coberturas de habitações danificadas e garantir condições de segurança às populações afetadas.
Contactos para colaboração:
Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Figueiró dos Vinhos | 236 552 122
Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos | comunicacao@cm-figueirodosvinhos.pt
Sertã — Recolha de materiais para recuperação de coberturas
O Município da Sertã está a promover a recolha de donativos de materiais para proteção e reparação de telhados e estruturas danificadas, nomeadamente telhas e plásticos e lonas para cobertura. Os donativos devem ser entregues nos Estaleiros Municipais, na Zona Industrial da Sertã, das 8h00 às 17h00.
O município está ainda a prestar atendimento para apoio na colocação de coberturas provisórias, reporte de vias obstruídas e informações sobre apoios sociais e estatais, através dos contactos 274 600 300 e geral@cm-serta.pt.
Pedrógão Grande — Recolha de lonas e material de cobertura
O Município de Pedrógão Grande encontra-se a recolher donativos destinados a apoiar famílias afetadas pela tempestade. Os materiais necessários são lonas e materiais de cobertura. A entrega poderá ser feita no Armazém Municipal, na Zona Industrial de Pedrógão Grande, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00.
Vila de Rei — Donativos de materiais de construção
Também o Município de Vila de Rei está a aceitar doações de telhas, telhões e materiais de construção, na Junta de Freguesia daquela localidade.
Pampilhosa da Serra — Cedência gratuita de tijolos e telhas
Os municípios encontram-se ainda a disponibilizar respostas imediatas para apoiar residentes afetados. Pampilhosa da Serra, mediante stock limitado, está a disponibilizar tijolos e telhas, de forma gratuita, para reparação de habitações danificadas.
Os visados devem fazer o levantamento do material no Estádio Municipal Antigo, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30, mediante prova de titularidade do imóvel, fotografias dos danos e documento de identificação.
Levantamento de danos e apoio administrativo
Os municípios afetados pela Tempestade Kristin criaram ainda mecanismos para o registo de prejuízos e acesso a apoios, seja através de formulários online, seja através de endereços de correio eletrónicos dedicados especificamente à comunicação de ocorrências.
Especificamente dirigido a empresários, a Turismo Centro de Portugal também já lançou um formulário de recolha de informação sobre os danos ocorridos e respetivas necessidades, para fazer chegar o levantamento à Tutela.
Levantamento de prejuízos no setor agrícola
Para os profissionais do setor agrícola, a Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR Centro) disponibiliza uma plataforma para declaração de prejuízos agrícolas causados pelas tempestades recentes.
A ADXTUR – Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto continua a acompanhar a evolução da situação e a divulgar informação relevante sempre que necessário, reforçando o compromisso com as populações e com a valorização de um território resiliente, coeso e preparado para enfrentar desafios coletivos.
Nota: A informação aqui reunida tem origem em comunicações oficiais dos municípios e entidades locais. Para esclarecimentos adicionais, recomenda-se o contacto direto com as entidades responsáveis, incluindo municípios afetados que possam não constar neste artigo.









