Notícias

OMT integra a Aldeia do Xisto de Ferraria de São João no “Upgrade Programme” da Best Tourism Villages

21 dez 2022
OMT integra a Aldeia do Xisto de Ferraria de São João no “Upgrade Programme” da Best Tourism Villages
notícias
A distinção reconhece o esforço que tem vindo a ser desenvolvido por várias entidades ao longo dos últimos anos.

A Aldeia do Xisto de Ferraria de São João, no concelho de Penela, foi selecionada para integrar o Upgrade Programme da segunda edição da iniciativa Best Tourism Villages, promovida pela Organização Mundial do Turismo (OMT). A Aldeia Histórica de Castelo Novo, no concelho do Fundão, foi galardoada com o prémio de Best Tourism Village. Ambas são as únicas aldeias portuguesas a merecer estas distinções da OMT.

Ferraria de São João “precisa agora de incrementar algumas melhorias para receber o selo”, explica o presidente da Câmara Municipal de Penela. Eduardo Santos adiantou que OMT valorizou “a componente da resiliência da aldeia aos incêndios” e o seu projeto “Aldeia Viva”, com o qual se pretende “unir a comunidade e manter vivas as tradições”. Foram ainda considerados aspetos em que a aldeia já se afirma “para atrair turistas nacionais e estrangeiros”, designadamente nos campos educativo, desportivo e social. O capril comunitário, a inclusão de mulheres e pessoas de diferentes idades, bem como a aposta na criação de emprego foram também elementos considerados pelos especialistas que avaliaram as candidaturas.

O coordenador da ADXTUR- Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto referiu que esta distinção deve ser partilhada entre as Aldeias do Xisto, a Associação de Moradores, a Câmara Municipal de Penela e o Turismo de Portugal, “entidades que, ao longo dos anos, têm trabalhado em conjunto para afirmar a Ferraria de São João como um exemplo paradigmático do turismo ao serviço das comunidades e do desenvolvimento dos territórios”. Bruno Ramos sublinhou ainda toda a disponibilidade e motivação destas entidades em continuarem a colaborar para ir ao encontro dos requisitos da OMT.

“É uma excelente notícia”, começa por dizer a presidente da Associação de Moradores de Ferraria de São João. Maria Rodrigues entende que este é o “reconhecimento internacional do imenso esforço que tem vindo a ser feito nos últimos anos” e, admite, é “importante e motivador perceber que esse esforço é valorizado”. Daqui para a frente, “só poderá ser bom”, conclui

A OMT divulgou esta semana uma lista de 32 destinos em 18 países distinguidos como “Melhores Aldeias Turísticas 2022”. A este grupo, segundo a decisão da OMT, junta-se uma lista de 20 aldeias de 17 países, incluindo Ferraria de São João, em Penela, distrito de Coimbra, que irão beneficiar de um “programa de atualização” e que potencia uma futura distinção como Best Tourism Village. Nesta 2.ª edição dos Best Tourism Village, foram registadas mais de 130 candidaturas, oriundas de 53 países, três das quais respeitantes a Portugal – o limite máximo de candidaturas por país.

Válido por três anos, o selo Best Tourism Village distingue os melhores destinos rurais a nível mundial, promovendo o papel transformador do turismo nestes territórios através de estratégias de sustentabilidade alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. Além de valorizar o território rural e as suas comunidades, a iniciativa da UNWTO pretende dar visibilidade às regiões, aumentando o seu potencial turístico, enquanto as envolve numa plataforma de partilha de boas práticas e experiências a nível internacional.

Recursos culturais e naturais, promoção e conservação de recursos culturais, sustentabilidade económica, sustentabilidade social, sustentabilidade ambiental, desenvolvimento do turismo e integração na cadeia de valor, governança e priorização do turismo, infraestrutura e conectividade, saúde, segurança e proteção são os requisitos em análise.

A estreia de Portugal nos Best Tourism Village registou-se logo na 1.ª edição, com a atribuição do prémio a duas aldeias portuguesas, Cumeada e Castelo Rodrigo.

próximos eventos

evento
Concurso de fotografia "A VER Figueiró dos Vinhos"
Concurso de fotografia "A VER Figueiró dos Vinhos"
01 mar 2024 - 30 set 2024, 10:00
evento
Teatro, música, artes e jogos nas Praias Fluviais de Vila de Rei
Teatro, música, artes e jogos nas Praias Fluviais de Vila de Rei
15 jun 2024 - 15 set 2024
Vila de Rei
evento
Verão nas Aldeias do Xisto
Verão nas Aldeias do Xisto
15 jun 2024 - 30 set 2024, 10:00
evento
Macrocosmos
Macrocosmos
01 jul 2024 - 31 jul 2024, 10:00
Talasnal
evento
Nautical Summer
Nautical Summer
07 jul 2024 - 08 set 2024, 10:00
evento
XJazz - Encontros do Jazz nas Aldeias do Xisto 2024
XJazz - Encontros do Jazz nas Aldeias do Xisto 2024
07 jul 2024 - 24 ago 2024, 21:00
evento
Explorando o Surrealismo
Explorando o Surrealismo
10 jul 2024 - 30 ago 2024, 10:00
evento
ATASCAr - Mostra de Petiscos e Doçaria
ATASCAr - Mostra de Petiscos e Doçaria
12 jul 2024 - 04 ago 2024
Aldeia das Dez
evento
XJazz 2024 - Petra Kapš em residência artística na Cerdeira
XJazz 2024 - Petra Kapš em residência artística na Cerdeira
15 jul 2024 - 19 jul 2024, 10:00
Cerdeira