A ponte suspensa de Foz d’Égua, na freguesia do Piódão, tem agora uma nova vida. Com 58 metros de extensão e 20 metros de altura máxima, esta nova infraestrutura veio substituir a antiga ponte pedonal, interditada há vários anos, restabelecendo a travessia sobre as ribeiras de Piódão e Chãs d’Égua, num dos cenários mais icónicos do território das Aldeias do Xisto.
O momento simbólico da inauguração foi assinalado com um teste de carga participado por mais de meia centena de pessoas, numa ação promovida pela Câmara Municipal de Arganil, com o acompanhamento técnico do Itecons – Instituto de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico para a Construção, Energia, Ambiente e Sustentabilidade.
A nova ponte, orçada em 150 mil euros, mantém a estética rústica que caracteriza o cenário de Foz d’Égua, reforçando a harmonia entre a estrutura e o património natural envolvente. A sua implementação vem acrescentar novas possibilidades de fruição à zona balnear, recentemente requalificada, que passou a contar com melhores acessibilidades, maior conforto e reforço da segurança.
A ponte foi dimensionada de acordo com todos os critérios técnicos previstos e deverá ser utilizada com um limite de 12 pessoasem simultâneo, recomendação que visa garantir o comportamento ideal da estrutura, oferecendo uma travessia segura e confortável.
Com este reforço da infraestrutura, Foz d’Égua não só ganha em acessibilidade e segurança, como renova a sua atratividade enquanto espaço de contemplação, descoberta e contacto com a natureza, elementos centrais da experiência nas Aldeias do Xisto.









