Notícias

Geoscope de Fajão afirma Aldeias do Xisto como destino raro no mundo para observar céu escuro

14 jun 2024
Geoscope de Fajão afirma Aldeias do Xisto como destino raro no mundo para observar céu escuro
notícias
A inauguração acontece a 27 de junho, numa cerimónia que conta com a presença do secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, e do presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade.

Com inauguração marcada para dia 27 de junho, o Geoscope - Observatório Astronómico de Fajão, na Pampilhosa da Serra, afirma as Aldeias do Xisto como um destino raro no mundo para observar o céu escuro. A cerimónia conta com a presença do secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, e do presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade. O projeto, composto por um ponto de observação e um quiosque pedagógico, terá ainda associado um calendário de animação com sessões de observação “Viagem à Luz das Estrelas”, astrofotografia e visitas guiadas. O ponto de observação, localizado no alto da aldeia, é uma “dome” semi-esférica, em aço, com 7,5 metros de altura e 15 metros de diâmetro. Inspira-se numa ideia original de Buckminster Fuller, reinterpretada pelo designer João Nunes e desenhada pelo arquiteto José Leite. Perfeitamente integrada na Rede Natura 2000 e na Paisagem Protegida da Serra do Açor, destaca-se suavemente como um marco na natureza envolvente. É um fator de atração turística e um local privilegiado para evidenciar a relação entre o céu e a terra. Inicia-se, assim, um novo capítulo no território das Aldeias do Xisto – Destino Turístico Starlight, um novo impulso centrado no usufruto e proteção do céu escuro.

O Geoscope é um projeto multidisciplinar, um ponto de convergência que une turismo, ciência, pedagogia e desenvolvimento territorial. Promove a imersão na jornada do conhecimento e desafia-nos a refletir sobre o nosso lugar no cosmos e no planeta. Dar ênfase ao turismo astronómico, integrar a comunidade pedagógica e científica, preservar o céu noturno, a natureza e o lugar, além de situar o ser humano numa perspetiva ecológica e sustentável são os principais propósitos deste projeto.

A estrutura é constituída por uma Dome, um lugar de observação e de conhecimento sensorial, e um Quiosque, um espaço de receção e acolhimento, localizado no centro da aldeia, que integra conteúdos teóricos e práticos, com os seus modelos e realidade virtual. O projeto conta ainda com a orientação científica do astrónomo José Matos.

“O sonho permite-nos ousar e transformar aparentes debilidades em recursos. A escuridão, resultante da inexistência de grandes aglomerados urbanos, tantas vezes associada a limitações, assume-se agora como bússola para um novo posicionamento estratégico deste território”. É deste modo que o presidente da ADXTUR sintetiza o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido no âmbito do Aldeias do Xisto – Destino Turístico Starlight e que, agora, se materializa no Geoscope do Fajão. “Este é um projeto que fortalece ligações estratégicas, gera oportunidades económicas e sociais, desenvolve produtos turísticos exclusivos, salvaguarda o património e promove a qualidade de vida das populações”, explica Paulo Fernandes.

Para o presidente da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, o Geoscope de Fajão é mais “um passo em frente” no caminho que o Município tem vindo a percorrer no reconhecimento da excelência do céu noturno como um ativo de desenvolvimento estratégico. Jorge Custódio sublinha que “as características únicas e a localização privilegiada da Aldeia do Xisto de Fajão, fazem dela  um ponto de observação de excelência, onde se pode assistir a um espetáculo incrível ao longo de todo o ano”. Com a aposta no céu estrelado, o Município procura assim “posicionar-se como um destino para todos quantos se interessam pelo cosmos e pela relação entre a terra e o céu, sejam amadores ou profissionais”.

Aldeias do Xisto – À Luz das Estrelas

A instalação do Gescope – Observatório Astronómico de Fajão aprofunda aquilo que já é a proposta de valor central do projeto Aldeias do Xisto: a imersão e o contacto com a natureza, desta feita sob a abóbada celeste, e com as comunidades locais. O projeto foca-se no usufruto do céu escuro, de estímulo à captação de novos fluxos turísticos e desenvolvimento de novos produtos, de sensibilização para a proteção da paisagem e do céu escuro e de redução da poluição luminosa.

As excelentes condições de visibilidade, transparência e escuridão do céu e ainda a prontidão e a qualidade dos serviços turísticos valeram às Aldeias do Xisto a Certificação Destino Turístico Starlight, atribuída pela Fundação Starlight em 2019 e já renovada em 2024.

O Geoscope – Observatório Astronómico de Fajão, é um projeto liderado pela ADXTUR – Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto, em co-promoção com o Município de Pampilhosa da Serra, e constitui uma âncora da estratégia Aldeias do Xisto – Destino Turístico Starlight, desenvolvida em parceria com 20 Municípios do Pinhal Interior, as Comunidades Intermunicipais da Região de Coimbra, da Região de Leiria, da Beira Baixa e das Beiras e Serra da Estrela, o Ministério da Defesa Nacional, o Instituto de Telecomunicações, a Universidade de Coimbra e a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.

próximos eventos

evento
Concurso de fotografia "A VER Figueiró dos Vinhos"
Concurso de fotografia "A VER Figueiró dos Vinhos"
01 mar 2024 - 30 set 2024, 10:00
evento
Teatro, música, artes e jogos nas Praias Fluviais de Vila de Rei
Teatro, música, artes e jogos nas Praias Fluviais de Vila de Rei
15 jun 2024 - 15 set 2024
Vila de Rei
evento
Verão nas Aldeias do Xisto
Verão nas Aldeias do Xisto
15 jun 2024 - 30 set 2024, 10:00
evento
Macrocosmos
Macrocosmos
01 jul 2024 - 31 jul 2024, 10:00
Talasnal
evento
Nautical Summer
Nautical Summer
07 jul 2024 - 08 set 2024, 10:00
evento
XJazz - Encontros do Jazz nas Aldeias do Xisto 2024
XJazz - Encontros do Jazz nas Aldeias do Xisto 2024
07 jul 2024 - 24 ago 2024, 21:00
evento
Explorando o Surrealismo
Explorando o Surrealismo
10 jul 2024 - 30 ago 2024, 10:00
evento
ATASCAr - Mostra de Petiscos e Doçaria
ATASCAr - Mostra de Petiscos e Doçaria
12 jul 2024 - 04 ago 2024
Aldeia das Dez
evento
XJazz 2024 - Petra Kapš em residência artística na Cerdeira
XJazz 2024 - Petra Kapš em residência artística na Cerdeira
15 jul 2024 - 19 jul 2024, 10:00
Cerdeira