Notícias

Dark Sky Aldeias do Xisto: Protocolo fortalece ligações estratégicas para afirmação do destino turístico

09 jul 2021
Dark Sky Aldeias do Xisto: Protocolo fortalece ligações estratégicas para afirmação do destino turístico
notícias
Gerar oportunidades económicas e sociais, desenvolver produtos turísticos exclusivos, salvaguardar o património natural e construído e promover a qualidade de vida das populações são algumas das linhas orientadoras do documento.

Foi sob um céu pejado de estrelas, que deslumbrou todos os presentes, que se assinou ontem, dia 8 de julho, o Protocolo de Cooperação Geral Dark Sky Aldeias do Xisto, em Fajão, na Pampilhosa da Serra.

Foram 24 as entidades signatárias e um total de 35 representadas neste evento. Além da ADXTUR- Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto, líder do projeto Dark Sky Aldeias do Xisto, e de 20 dos Municípios parceiros, estiveram também representados o Ministério da Defesa, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, o Turismo Centro de Portugal, a Comunidade Intermunicipal da Região Centro, a Associação Dark Sky, o Observatório Astronómico da Universidade do Porto e o Instituto de Telecomunicações da Universidade de Aveiro.

Fortalecer ligações estratégicas, gerar oportunidades económicas e sociais, desenvolver produtos turísticos exclusivos, salvaguardar o património natural e construído e promover a qualidade de vida das populações são algumas das linhas centrais deste protocolo.


“A utopia e o sonho permitem-nos ousar e transformar aparentes debilidades em recursos. O mapa da escuridão, associado aos problemas do território, transformam-se agora no mapa que indica o futuro e o caminho de um novo posicionamento estratégico”, referiu Paulo Fernandes, presidente da ADXTUR. Acrescentou ainda que “a Região Centro se afirma pela enorme diversidade, característica que as Aldeias do Xisto têm sabido congregar e que está patente hoje nesta plateia”.

De acordo com Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal, “este é um trabalho extraordinário de singularidade em relação ao território, que contribuiu para que, mesmo numa fase difícil, o interior tenha ombreado, e até mesmo tido resultados superiores, a destinos turísticos mais maduros e mais clássicos”. Acrescentou ainda que “o tempo, o silêncio, a segurança e condições naturais para estruturar o produto Dark Sky são fatores que podem ajudar a reinventar estes territórios”.


Capacitação dos agentes

No âmbito deste Protocolo, os parceiros comprometem-se ainda a trabalhar em conjunto para a construção, promoção e comercialização de produtos especializados e integrados que explorem todo o potencial da região, fomentando, por exemplo, a organização de eventos de animação e observação do céu noturno com alcance nacional e internacional.

Para isso, é essencial o envolvimento e a sensibilização dos agentes que operam no terreno, qualificando a oferta turística, especializando-a e adequando-a às especificidades do astroturismo. Recordamos que, em junho, tiveram início ações de formação de agentes públicos que, em breve, serão alargadas ao setor privado.

Paralelamente, prevê-se ainda a intervenção na iluminação pública, tendo em vista o controlo da poluição luminosa, contribuindo para a preservação da visibilidade, transparência e escuridão do céu desta região que, há dois anos, foi reconhecido como Destino Turístico Starlight pela Fundação Starlight.

O projeto Dark Sky Aldeias do Xisto é liderado pela ADXTUR- Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto em parceria com a Associação Dark Sky® Alqueva e tem como co-promotor a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra. Completam a rede de parceiros iniciais o Instituto de Telecomunicações da Universidade de Aveiro e a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.

Signatários

ADXTUR
Associação Dark Sky
Turismo Centro de Portugal
Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra
Município de Pampilhosa Da Serra
Município de Alvaiázere
Município de Arganil
Município de Castanheira de Pera
Município de Castelo Branco
Município da Covilhã
Município de Figueiró dos Vinhos
Município do Fundão
Município de Góis
Município da Lousã
Município de Miranda do Corvo
Município de Oleiros
Município de Oliveira do Hospital
Município de Pedrógão grande
Município de Penacova
Município de Penela
Município de Proença-a-Nova
Município da Sertã
Município de Tábua
Município de Vila de Rei

próximos eventos

evento
Concurso de fotografia "A VER Figueiró dos Vinhos"
Concurso de fotografia "A VER Figueiró dos Vinhos"
01 mar 2024 - 30 set 2024, 10:00
evento
Gastronomia em Movimento
Gastronomia em Movimento
24 abr 2024 - 28 abr 2024, 19:00
evento
Fins de Semana Gastronómicos do Cabrito 2024
Fins de Semana Gastronómicos do Cabrito 2024
25 abr 2024 - 05 mai 2024, 12:00
evento
Workshop Trabalhar Madeira Verde
Workshop Trabalhar Madeira Verde
04 mai 2024 - 06 mai 2024, 10:00
Cerdeira
evento
Construa a sua Cadeira com Peter Lanyon
Construa a sua Cadeira com Peter Lanyon
08 mai 2024 - 14 mai 2024, 10:00
Cerdeira
evento
Doze Meses, Doze Caminhadas
Doze Meses, Doze Caminhadas
12 mai 2024 - 01 dez 2024
evento
Passeio de Motorizadas Taces de Arnaldo
Passeio de Motorizadas Taces de Arnaldo
12 mai 2024, 09:00
Barroca
evento
Curso de Cerâmica e Natureza
Curso de Cerâmica e Natureza
17 mai 2024 - 23 mai 2024, 10:00
Cerdeira
evento
Walking Weekend'24 - Festival de Caminhadas
Walking Weekend'24 - Festival de Caminhadas
17 mai 2024 - 19 mai 2024, 20:30
Pampilhosa da Serra