Vinte projetos turísticos do interior da região Centro de Portugal vão beneficiar de apoios do Turismo de Portugal, ao abrigo da Linha +Interior Turismo. As Aldeias do Xisto de Benfeita (Arganil) e Sobral de São Miguel (Covilhã), vão receber financiamento para reforçar a sustentabilidade, a acessibilidade e a valorização do património.
A assinatura dos contratos decorreu na segunda-feira, 22 de setembro, em Coimbra, na sede da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR Centro). A cerimónia que reuniu o Ministro da Economia e Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, o Presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade, a Presidente da CCDR Centro, Isabel Damasceno, autarcas e entidades regionais. No total, foram apoiados 37 projetos no interior do país, num valor global de 16,6 milhões de euros.
Aldeia Museu em Sobral de São Miguel
A Aldeia do Xisto de Sobral de São Miguel vai avançar com o projeto “O Coração do Xisto – Aldeia Museu”. O investimento totaliza 194.965 euros, dos quais 136.476 euros são assegurados por incentivos não reembolsáveis.
A candidatura, desenvolvida pela Junta de Freguesia de Sobral de São Miguel com o apoio da Câmara Municipal da Covilhã, prevê a requalificação da Casa-Museu João dos Santos e do Moinho do Vale, a valorização de muros, percursos e espaços públicos, bem como a criação de um circuito museológico acessível e multilingue, com visitas imersivas e conteúdos interpretativos.
O projeto contempla ainda a preservação de saberes ancestrais e ofícios tradicionais, reforçando a interação entre turistas e comunidade local.
Segundo a autarca Sandra Ferreira, esta iniciativa representa “mais um passo fundamental na estratégia de valorização turística e de desenvolvimento sustentável de Sobral de São Miguel”.
Requalificação da zona ribeirinha da Benfeita
Também a aldeia de Benfeita foi contemplada na mesma linha de apoio. O Município de Arganil assinou o contrato que assegura 70% do investimento, num valor de cerca de 270 mil euros, destinado à requalificação da zona ribeirinha da aldeia.
O projeto inclui a criação de estacionamento organizado (com áreas para autocarros e pessoas com mobilidade reduzida), a instalação de um posto de carregamento para veículos elétricos, uma zona de apoio a autocaravanas e um parque infantil. Prevê ainda a valorização das margens da Ribeira da Mata, através de percursos pedonais acessíveis e novos espaços de lazer.
A intervenção procura resolver os problemas de estacionamento na aldeia, melhorar as condições de acolhimento a turistas e visitantes e valorizar locais de grande simbolismo, como o Jardim Simões Dias, a Igreja Matriz de Santa Cecília, o Moinho do Figueiral e a praia fluvial da Benfeita.
O município sublinha que a obra “vai tornar a Benfeita mais acessível, inclusiva e sustentável, dinamizando a economia local e, em simultâneo, melhorando a qualidade de vida dos residentes”.
Para além de Sobral de São Miguel e da Benfeita, também outros projetos do território foram contemplados pela Linha +Interior Turismo, como o Agrotech 4.0 Turismo Científico, no concelho do Fundão, o Espaço de Valorização da Gastronomia do Vale do Ceira e Parque de Cerejal e o Miradouro da Cortecega, ambos no concelho de Góis, ou ainda o Parque Biológico da Serra da Lousã, em Miranda do Corvo, que será reforçado como cartão de visita sustentável para a região.
A Linha +Interior Turismo foi criada para potenciar os ativos turísticos dos territórios de baixa densidade, promovendo uma oferta qualificada, sustentável e geradora de emprego. Os apoios assumem a forma de incentivos não reembolsáveis, destinados a projetos que reforcem a competitividade e a atratividade do interior do país.















