Na edição “Autarquia + Familiarmente Responsável 2025”, vários municípios que integram ou se inserem diretamente na área de influência do território foram novamente distinguidos pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR).
Nesta edição, o reconhecimento foi para os municípios de Vila de Rei , pelo 17.º ano consecutivo; Lousã, Miranda do Corvo e Fundão, pelo 13.º; Arganil, Oliveira do Hospital e Góis, pelo 9.º; Oleiros , pelo 5.º; e Pampilhosa da Serra , pelo 3.º ano consecutivo.
Este ano, a Bandeira Verde com Palma presenta um novo símbolo — um trevo, que representa quatro anos de distinção — e cuja validade passa agora a estender-se por dois anos.
A distinção destaca o trabalho continuado destas autarquias na criação de medidas que apoiam a maternidade e paternidade, promovem a coesão social, facilitam a conciliação entre vida profissional e familiar e contribuem para fixar população num território marcado pela ruralidade e pela necessidade de respostas de proximidade.
A cerimónia de entrega das Bandeiras às Autarquias Familiarmente Responsáveis 2025 decorreu no dia 19 de novembro, na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Saiba mais sobre este galardão em https://www.observatorioafr.org/.























