Notícias

Associação Abutrica quer Centro de Alto Rendimento em Miranda do Corvo

03 fev 2021
Associação Abutrica quer Centro de Alto Rendimento em Miranda do Corvo
notícias
A revelação foi feita no debate online “Trail Running, mais que uma corrida!”, que decorreu a 30 de janeiro, dia em que se realizaria a 11.ª edição do Trilhos dos Abutres.

A Associação Abutrica quer criar, em Miranda do Corvo, um Centro de Alto Rendimento com o intuito de formar, a todos os níveis, atletas de alta competição, e continuar a criar infraestruturas para que a modalidade cresça sustentadamente nos próximos anos. A revelação foi feita no debate online “Trail Running, mais que uma corrida!”, que decorreu a 30 de janeiro, dia em que se realizaria a 11.ª edição do Trilhos dos Abutres. 

O futuro da modalidade

"O futuro da modalidade" foi o tema que abriu a iniciativa, juntando José Carlos Santos, vice-presidente da International Trail Running Association, Rui Pinho, presidente da Associação de Trail Running de Portugal, e Jorge Vieira, presidente da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA), que debateram a estratégia necessária para um futuro próximo da corrida em montanha. “A riqueza do atletismo aumentou com a entrada do trail”, considera Jorge Vieira, garantindo o apoio da FPA a esta modalidade. Por seu turno, Rui Pinho afirma a existência de um esforço de integração do trail no atletismo, indo ao encontro do interesse da associação, dos atletas e de toda a comunidade. Já José Carlos Santos destaca o crescimento a dois dígitos do trail e afirma que a pandemia teve um efeito bastante positivo na modalidade, com o aumento da procura pelos desportos outdoor, o surgimento de novos formatos e de novos grupos empresariais que estão a investir em eventos de corrida outdoor.

Trail running vs Turismo ativo

“Ao longo dos últimos 20 anos, as Aldeias do Xisto sempre apostaram nos três pilares: desporto, turismo e natureza”, afirma Rui Simão, diretor executivo da ADXTUR- Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto, que participou no painel "Trail running vs turismo ativo". Uma ideia reforçada pelo presidente do Turismo do Centro, Pedro Machado, que lembrou o forte esforço que a entidade que lidera tem vindo a fazer no Ecoturismo como forma de se usufruir em pleno daquilo que a Natureza oferece, de um modo ambientalmente sustentável. O presidente da Câmara Municipal de Miranda do Corvo, Miguel Baptista, aproveitou a ocasião para desafiar todos os municípios que realizam provas de trail a criar uma rede municipal em Portugal, com o objetivo de melhorar as condições de cada prova no país. Com todos os intervenientes a reconhecerem o impacto positivo que provas como o Trilhos dos Abutres representam para a região, António Figueiredo, vice-reitor da Universidade de Coimbra afirmou a disponibilidade da academia para ajudar na estratégia de evolução da modalidade, com todas as “ferramentas” de que dispõe, desde a engenharia à psicologia.

A competitividade no Trail

No painel "A Competitividade no Trail”, Mariana Machado e André Rodrigues, vencedores do Campeonato Nacional de Ultra, sublinharam a importância da preparação psicológica para as provas, bem como a necessidade de existir um Estatuto de Atleta de Alta Competição para os jovens atletas que o necessitem obter. José Sá, responsável da equipa Campeã Nacional Trail Team Bifase, garante que a equipa Bifase continua motivada e com vontade de vencer, procurando conitnuar o caminho de 2020.

O evento incluiu ainda o lançamento do mini-filme “60 segundos mais Épicos”, uma compilação dos com os melhores momentos da edição 2020 dos Trilhos dos Abutres, da autoria da Cream Agency.

próximos eventos

evento
Concurso de fotografia "A VER Figueiró dos Vinhos"
Concurso de fotografia "A VER Figueiró dos Vinhos"
01 mar 2024 - 30 set 2024, 10:00
evento
Gastronomia em Movimento
Gastronomia em Movimento
24 abr 2024 - 28 abr 2024, 19:00
evento
Fins de Semana Gastronómicos do Cabrito 2024
Fins de Semana Gastronómicos do Cabrito 2024
25 abr 2024 - 05 mai 2024, 12:00
evento
Caminhada solidária Rota dos Carvoeiros
Caminhada solidária Rota dos Carvoeiros
27 abr 2024, 07:30
Sobral de São Miguel
evento
Planta do Xisto: Passeio Imersivo
Planta do Xisto: Passeio Imersivo
27 abr 2024, 10:00
Cerdeira
evento
Workshop Trabalhar Madeira Verde
Workshop Trabalhar Madeira Verde
04 mai 2024 - 06 mai 2024, 10:00
Cerdeira
evento
Construa a sua Cadeira com Peter Lanyon
Construa a sua Cadeira com Peter Lanyon
08 mai 2024 - 14 mai 2024, 10:00
Cerdeira
evento
Doze Meses, Doze Caminhadas
Doze Meses, Doze Caminhadas
12 mai 2024 - 01 dez 2024
evento
Passeio de Motorizadas Taces de Arnaldo
Passeio de Motorizadas Taces de Arnaldo
12 mai 2024, 09:00
Barroca