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Aldeias do Xisto ganham Prémio Nacional de Turismo na categoria Turismo em Rede

17 dez 2020
Aldeias do Xisto ganham Prémio Nacional de Turismo na categoria Turismo em Rede
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O galardão reconhece, nesta categoria, projetos que desenvolveram aplicações e serviços digitais inovadores na área do turismo, bem como projetos que trabalhem em rede com outros operadores.

As Aldeias do Xisto venceram o Prémio Nacional de Turismo. O galardão foi atribuído na categoria Turismo em Rede, pelo trabalho desenvolvido com a plataforma de reservas Bookinxisto. Organizado pelo jornal Expresso, em parceria com o BPI, e apoiado pelo Turismo de Portugal, o Prémio reconhece, nesta categoria, projetos que desenvolveram aplicações e serviços digitais inovadores na área do turismo, bem como projetos que trabalhem em rede com outros operadores.


O segredo da marca Aldeias do Xisto reside na sua robusta parceria com 20 Municípios da Região Centro e mais de 200 operadores privados. A ADXTUR- Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto é hoje uma plataforma de cooperação regional público-privada, supramunicipal, ancorada num processo contínuo, cuidadoso e especializado, de mobilização das populações, congregação de vontades e apoio ao investimento, em prol do desenvolvimento de um território e de uma ideia de futuro. Desde o primeiro momento que a marca Aldeias do Xisto tem vindo a chamar a atenção do país para uma reserva da sua identidade que deve ser preservada e promovida, desafiando Portugal a pensar o seu futuro também a partir das aldeias. E que a única forma de o fazer, nesta escala e contexto, só pode ser através de uma partilha alargada do caminho apoiada numa sólida rede de cooperação. É por isso que este prémio deve ser partilhado com todos os homens e mulheres, habitantes, autarcas, técnicos, investidores, amigos e outros utópicos que, desde o primeiro momento e ao longo destes 20 anos de história, têm sabido manter a coesão desta rede de interesses, mas também de afetos e de ideais. Sem eles, nada disto seria possível. O prémio é, por isso, para todos eles.


Turismo em Rede

Para esta categoria procuravam-se “projetos que desenvolveram aplicações e serviços digitais inovadores na área do turismo, bem como projetos que trabalhem em rede com outros operadores. A aposta no digital como meio de comunicação, distribuição e venda, para a criação de relações de confiança com os clientes, é determinante para gerar e regenerar o negócio turístico. O desenvolvimento de aplicações que apoiem os consumidores na marcação das suas viagens, que os apoiem durante a sua estadia, sugerindo restaurantes, transportes ou atividades e iniciativas relevantes, são importantes ferramentas para afirmar Portugal como uma smart destination. A conectividade é, também, o estabelecimento de redes e parcerias para promoção conjunta entre os vários setores, que permitam densificar e diversificar o produto turístico, quer no tipo de experiências proporcionadas, quer nos territórios abrangidos, indo ao encontro das expectativas dos clientes. Nesta categoria eram elegíveis projetos que reinventam a relação com os clientes e agilizam o acesso à experiência turística”.


As aldeias a uma só voz

Toda a ação da ADXTUR se centra na solidez da parceria com os seus associados, que inclui agentes públicos e privados. A convergência da marca e dos seus parceiros com os objetivos de desenvolvimento turístico e de coesão territorial, bem como com o crescimento da procura, nacional e internacional, por bens e serviços genuínos e sustentáveis, tem impulsionado ações assumidamente experimentadoras e valorizadoras do tecido económico e social, como é o caso do Bookinxisto. O capital relacional da ADXTUR com os seus parceiros foi naturalmente alargado a esta plataforma digital, aumentando o nível de envolvimento da rede com os parceiros locais e estimulando um crescimento da capacitação digital do território. Recorde-se ainda que o Bookinxisto foi a primeira central de reservas portuguesa a estar disponível no site visitportugal.com, onde ainda se mantém como uma das principais ofertas do país para o mercado internacional. 


O Bookinxisto contribui para a promoção de uma cultura de inovação, de experimentação e empreendedorismo centrada nos recursos endógenos, incentivando uma abordagem colaborativa dos diversos players do desenvolvimento económico e social do território. Tem vindo a atrair e mobilizar investimento para dinamizar a economia e criar emprego, gerando motivações e condições de atração e fixação de população no território e melhoria da qualidade de vida. Esta qualificação e alargamento da oferta de bens e serviços com a marca Aldeias do Xisto e a exploração de novos canais de distribuição nacionais e internacionais, tem aumentado a atração turística, reduzido a sazonalidade e maximizando a permanência.


Bookinxisto – uma plataforma única

O Bookinxisto é uma plataforma única no nosso país. É uma central de reservas multisserviços (alojamentos, experiências e restaurantes), disponível em cinco idiomas. Rege-se pelas regras do Comércio Justo, não tendo, por isso, intermediários ou comissões, e o valor das reservas, o mais baixo do mercado, vai diretamente e por inteiro para o NIB dos parceiros. Cada um destes parceiros presente na plataforma gere a sua própria carteira, e existe um acompanhamento muito próximo, personalizado e individual de cada um, qualificando a sua imagem através da presença na plataforma e capacitando-os para os desafios da comercialização digital. A plataforma Bookinxisto aumentou claramente o volume de negócios dos parceiros privados da ADXTUR.

A oferta da marca está toda agregada nesta plataforma, o que gera efeitos de escala num mercado bastante competitivo. Para tal também contribui o seu compromisso exclusivo com a dinamização económica da marca territorial Aldeias do Xisto, transformando a sua notoriedade em transação e negócio, e beneficiando de uma identidade comum. O que não impede – bem pelo contrário – que se promova o cross selling com outras marcas regionais, como por exemplo as Aldeias Históricas de Portugal ou o Geoparque Naturtejo. Finalmente, existe um “help desk” personalizado que responde a todas as questões dos utilizadores e adapta a oferta às suas necessidades.

Júri do Prémio Nacional de Turismo:

• Ana Pinho, Presidente da Fundação de Serralves
• Cristina Vaz Tomé, Chief Financial Officer do Grupo Impresa
• Daniel Traça, Dean na Nova School of Business and Economics
• João Ricardo Moreira, Administrador Executivo da NOS
• Luís Araújo, Presidente do Turismo de Portugal
• Pedro Barreto, Administrador Executivo do BPI

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