Notícias

Aldeias do Xisto certificadas como destino Dark Sky

08 ago 2019
Aldeias do Xisto certificadas como destino Dark Sky
notícias
A Fundação Starlight atribuiu ao Dark Sky Aldeias do Xisto a certificação internacional “Destino Turístico Starligth”, pelas excelentes condições de visibilidade, transparência e escuridão do céu, e ainda a prontidão e a qualidade dos serviços turísticos

A Fundação Starlight atribuiu ao Dark Sky Aldeias do Xisto a certificação internacional Destino Turístico Starlight. Este projeto é liderado pela ADXTUR em parceria com a Associação Dark Sky® Alqueva e tem como co-promotor a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra. Completam a rede de parceiros iniciais o Instituto de Telecomunicações da Universidade de Aveiro e a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.

A par das excelentes condições de visibilidade, transparência e escuridão do céu, esta certificação atesta, também, o compromisso entre as entidades públicas, privadas e científicas, bem como, a prontidão e a qualidade dos serviços turísticos, amplificada pelo genuíno interesse da comunidade residente.

Esta súmula de fatores conforma um novo posicionamento turístico que extravasa a mera observação do céu para se assumir como uma aposta estratégica que concilia o desenvolvimento turístico com a sustentabilidade social e ambiental, transformando, assim, uma aparente fraqueza do território num ativo distintivo de valorização económica e cultural.


Laboratório Aldeias do Xisto
As Aldeias do Xisto são uma marca-destino que, ao longo dos últimos anos, e a partir da atividade turística, da experimentação e do conhecimento, têm conseguido afirmar um território único no contexto da Região Centro e do País. Têm-no feito procurando sempre o que há de mais distintivo e genuíno na paisagem e nas comunidades, atraindo investimento e abrindo a porta a projetos que experimentam a partir da essência dos lugares. A relação com a natureza, com a terra, e com as pessoas tem sido a bússola que norteia uma atuação que procura revitalizar o território a partir da sua singularidade cultural.

Rede de Destinos Dark Sky®
Portugal conta com o primeiro “Starlight Tourist Destination” do mundo, sob a marca registada Dark Sky® Alqueva. A Associação Dark Sky® desenvolve, desde 2007, uma estratégia de sustentabilidade que conjuga a proteção do céu noturno com o desenvolvimento de destinos de astroturismo. Os destinos Dark Sky® permitem demonstrar que é possível promover, em simultâneo, o desenvolvimento económico e a redução da poluição luminosa, resultando em elevados benefícios culturais, para a saúde humana e para o meio ambiente.

O direito ao céu escuro
A Starlight Foundation reconhece que a observação das estrelas sempre foi uma inspiração para o desenvolvimento de culturas e civilizações, daí decorrendo muitos dos avanços técnicos e científicos que marcaram o progresso da humanidade. Porém, as condições de observação do céu noturno têm vindo a degradar-se a um ritmo preocupante, num processo que coloca a humanidade perante uma perda cultural, científica e natural de consequências imprevisíveis. Nesse sentido, a atuação da Fundação reconhece o valor e a importância da relação do homem com as estrelas, pugnando pela conservação, proteção e valorização deste património coletivo.

próximos eventos

evento
Macrocosmos
Macrocosmos
01 mar 2024 - 31 mar 2024, 10:00
Talasnal
evento
Cerejeiras em Flor no Fundão
Cerejeiras em Flor no Fundão
22 mar 2024 - 07 abr 2024, 09:00
Fundão
evento
Talasnal ao Luar
Talasnal ao Luar
22 mar 2024 - 13 dez 2024, 20:30
Talasnal
evento
Festival Gastronómico Sabores da Páscoa
Festival Gastronómico Sabores da Páscoa
23 mar 2024 - 31 mar 2024, 09:00
Fundão
evento
Clássica Aldeias do Xisto 2024
Clássica Aldeias do Xisto 2024
07 abr 2024, 11:45
Figueira, Sarzedas
evento
Doze Meses, Doze Caminhadas
Doze Meses, Doze Caminhadas
14 abr 2024 - 01 dez 2024
evento
Workshop Trabalhar Madeira Verde
Workshop Trabalhar Madeira Verde
04 mai 2024 - 06 mai 2024, 10:00
Cerdeira
evento
Construa a sua Cadeira com Peter Lanyon
Construa a sua Cadeira com Peter Lanyon
08 mai 2024 - 14 mai 2024, 10:00
Cerdeira
evento
Curso de Cerâmica e Natureza
Curso de Cerâmica e Natureza
17 mai 2024 - 23 mai 2024, 10:00
Cerdeira