A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital aprovou, no dia 12 de junho, a abertura de um concurso público para a reconstrução e requalificação do edifício secular Solar Pina Ferraz, em Aldeia das Dez, numa obra no valor aproximado de meio milhão de euros, inserida no Programa Regional Centro 2030.
O Solar Pina Ferraz, também conhecido como Casa da Obra, Casa da Memória ou “monumento inacabado”, é um marco emblemático do centro histórico de Aldeia das Dez, datado do século XVIII e composto por dois corpos com características de casa senhorial, edificados em épocas distintas.
As obras a executar contemplam a criação de dois espaços distintos: um no piso inferior, destinado à implementação de um FabLab – Laboratório de Fabricação Digital, e outro no piso superior, destinado à criação de uma sala ampla de Cowork.
O espaço vai assumir também o papel de ícone da memória rural, ao acolher um espólio de elementos que preservam a memória das gentes e do modo de vida de Aldeia das Dez e da Serra do Açor, contribuindo, assim, para a preservação da diversidade e da herança cultural de Oliveira do Hospital.
Este investimento na recuperação do património com história “é muito mais do que reabilitar paredes e telhados”, disse o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital. José Francisco Rolo frisou que “se trata de reconstruir um vínculo com a memória do passado e reforçar a identidade local e o sentimento de pertença das comunidades, colocando-o ao serviço das pessoas, com novas funcionalidades”.
O edifício histórico tem acolhido projetos e eventos de valorização cultural nos últimos anos, alguns deles de âmbito internacional, organizados numa parceria do Município de Oliveira do Hospital com as Aldeias do Xisto.









