Nas Aldeias do Xisto, o presente de Natal é para as crianças
  • workshops
  • crianças
  • artes e saberes
evento
evento

Nas Aldeias do Xisto, o presente de Natal é para as crianças

Aigra Nova, Candal, Gondramaz, Aldeia das Dez, Álvaro, Janeiro de Cima, Figueira

O Natal é, por excelência, a época da família e, acreditamos, uma das alturas do ano que mais alegria traz aos mais novos. Por isso, são várias as atividades criadas a pensar neste público tão especial. Conheça aqui os programas imperdíveis para toda a família, que deixarão as melhores memórias.
 

- Tejo-Ocreza

De 8 a 10 de dezembro, o Na'tal Aldeia chega à Aldeia do Xisto de Figueira, Proença-a-Nova, onde os mais pequenos vão deliciar-se com filhoses e chocolate, enquanto visitam a Casa do Pai Natal ou assistem à Hora do Conto. Fique num dos alojamentos que lhe sugerimos e não deixe de visitar o Centro Ciência Viva e da Floresta de Proença-a-Nova
 

- Serra da Lousã

A magia desta época também vai mostrar-se nas montanhas da Serra da Lousã.

Na Aldeia do Xisto de Aigra Nova, Góis, nos dias 11, 16, 17 e 23 de dezembro, no Natal do Xisto, pode participar no atelier de doces caseiros, enviar a carta ao Pai Natal, ouvir contos de Natal e deliciar-se com as tradicionais filhós e chá. Deixe-se levar pelo brilho da iluminação da Aldeia até ao acender do tradicional cepo natalício. Venha em família ou com os amigos e fique por mais tempo, nos alojamentos sugeridos, para poder visitar o Ecomuseu das Tradições do Xisto e apadrinhar uma árvore na Maternidade das Árvores da Aldeia.

Na Aldeia do Xisto de Gondramaz, Miranda do Corvo, o presépio de madeira, a iluminação em toda a Aldeia e a fogueira de Natal na noite de 31 de dezembro prometem aquecer os corações de todos quantos por ali passarem.

A pensar nas famílias, no Parque biológico da Serra da Lousã descubra a vida selvagem em Portugal e apadrinhe um animal. Participe na alimentação da quinta pedagógica e proporcione uma voltinha a cavalo ou pónei aos mais pequenos. Leve a brincadeira mais a sério e agende previamente o atelier do barro, jogos tradicionais ou outras atividades ambientais. Se o tempo não chegar para tudo, deixe-se ficar no Hotel Parque Serra da Lousã e usufrua também de uma visita ao Museu Tanoaria e ao Museu Espaço da Mente. A 8 km poderá também visitar o Templo Ecuménico. Não parta sem antes provar as iguarias noMuseu da Chanfana.

De 1 de dezembro a 7 de janeiro, o espírito festivo desta época ilumina a Aldeia do Xisto do Candal, Lousã, com várias iniciativas. Nesta Aldeia pode visitar a Loja das Aldeias do Xisto e apreciar o conforto das iguarias do restaurante Sabores da Aldeia. Veja as nossas sugestões de alojamento.
 

- Zêzere

Na noite de 24 e 25 de dezembro, a Aldeia do Xisto de Álvaro ilumina-se com a fogueira do Natal e o fogo de artifício no ano novo.  Planeie a sua estadia, visite a Loja da Aldeia, beba um chá e encontre aquele presente especial.

Todos os fins-de-semana até ao ano novo, a Casa das Tecedeiras, na Aldeia do Xisto de Janeiro de Cima tem um atelier de Natal (bolas e pinheiros) para pequenos e graúdos que pode agendar AQUI. Conheça os alojamentos no concelho do Fundão.

No Natal Serrano, na Vila da Pampilhosa da Serra, a alegria anda de mãos dadas com a criatividade durante os espetáculos de teatro infantil, oficina do brinquedo e, claro, na eira da brincadeira.
 

- Serra do Açor

Durante todos os fins-de-semana de dezembro, a Casa do S, na Aldeia do Xisto de Aldeia das Dez, recebe uma mostra de gastronomia tradicional, artes e ofícios e o Ciclo pelas Igrejas regressa, com concertos nas capelas e nas igrejas de todo o concelho de Oliveira do Hospital, de 3 de dezembro a 15 de janeiro. Sugerimos que possa acompanhar esta iniciativa que reúne 230 músicos e interpretes, e que assista, no dia 23 de dezembro, ao concerto na Igreja da Aldeia do Xisto de Aldeia das Dez, interpretado pela Filarmónica Fidelidade de Aldeia das Dez. Veja onde ficar e aqueça-se com o tradicional Cepo de Natal, na noite de 24 de dezembro.

A Casa do Saber Fazer, na Aldeia do Xisto de Sobral de São Miguel, oferece até ao ano novo várias oficinas para toda a família, onde se pode aprender a fazer rodilhas, sonhos de natal, globos de neve e objetos reciclados para decoração festiva. Deixe-se ficar e assista durante todo o mês de dezembro aos cantos e contos de Natal que esta Aldeia preparou com afinco.

Um pouco por todas as Aldeias se acenderá a esperança nos madeiros, nos cepos, nas fogueiras e haverá programas para toda a família e amigos que pode consultar AQUI

Se precisar de mais sugestões ou outras informações estamos aqui para o ajudar e sugerir um programa inesquecível nas Aldeias do Xisto.

próximos eventos

evento
XII Festival Gastronómico da Chanfana
XII Festival Gastronómico da Chanfana
17 fev 2024 - 25 fev 2024, 12:30
Lousã
evento
Talasnal ao Luar
Talasnal ao Luar
23 fev 2024 - 13 dez 2024, 20:30
Talasnal
evento
Louzantrail 2024
Louzantrail 2024
01 mar 2024 - 03 mar 2024, 09:00
Lousã
evento
Doze Meses, Doze Caminhadas
Doze Meses, Doze Caminhadas
17 mar 2024 - 01 dez 2024
evento
Workshop Trabalhar Madeira Verde
Workshop Trabalhar Madeira Verde
04 mai 2024 - 06 mai 2024, 10:00
Cerdeira
evento
Curso de Cerâmica e Natureza
Curso de Cerâmica e Natureza
17 mai 2024 - 23 mai 2024, 10:00
Cerdeira
evento
Walking Weekend'23 - Festival de Caminhadas
Walking Weekend'23 - Festival de Caminhadas
17 mai 2024 - 19 mai 2024, 20:30
Pampilhosa da Serra
evento
Curso de Cerâmica e Cozedura a Lenha
Curso de Cerâmica e Cozedura a Lenha
19 jul 2024 - 28 jul 2024, 16:00
Cerdeira