A zona ribeirinha da Aldeia do Xisto da Benfeita, vai ser alvo de uma profunda requalificação, num investimento de 270 mil euros. O projeto pretende reorganizar e valorizar o espaço público, reforçando a ligação entre a natureza, o património e a identidade local, com recurso a materiais tradicionais como o xisto.
A intervenção incide sobre uma área muito procurada por turistas, especialmente no verão, mas com potencial de visitação durante todo o ano. Para viabilizar a obra, a Câmara Municipal de Arganil celebrou um contrato de comodato com a Junta de Freguesia da Benfeita, que garante a cedência gratuita de terrenos junto à zona ribeirinha, delimitados pela estrada que serve a Igreja Matriz e o Centro Social e Paroquial.
O projeto inclui a criação e organização de estacionamento (com zonas reservadas para viaturas pesadas e mobilidade reduzida), a instalação de novas valências como um parque infantil, um percurso pedonal acessível ao longo da ribeira, e ainda uma zona de apoio a autocaravanas e veículos elétricos.
A requalificação está alinhada com os princípios da mobilidade descarbonizada e acessibilidade universal, promovendo percursos pedonais seguros e a valorização de espaços de grande valor simbólico, como o Jardim Simões Dias, a Igreja Matriz de Santa Cecília, o Moinho do Figueiral e a praia fluvial da Benfeita.
Estratégica na ligação entre a vila de Côja e a Aldeia Histórica do Piódão, a Benfeita é ponto de passagem obrigatória na região e destaca-se pela beleza natural e pelo forte sentido de comunidade. Com esta aposta, o município mostra-se em consonância com a Estratégia Turismo 2027, contribuindo para a valorização do território, das comunidades e da economia local.









